A lista reconhece pesquisadores de destaque pelo impacto global de suas produções acadêmicas

O Centro de Informática (CIn) da UFPE reafirma sua excelência no cenário científico internacional ao emplacar quatro de seus docentes na 7ª edição da prestigiada lista dos cientistas mais influentes do mundo. Elaborado pela editora Elsevier em parceria com a Universidade de Stanford, a publicação intitulada “Updated science-wide author databases of standardized citation indicators” se baseia em dados da plataforma Scopus e avalia o impacto global de pesquisadores por meio de citações recebidas ao longo do ano de 2023.

Os docentes do CIn-UFPE que se destacam na lista pelo impacto ao longo de toda a carreira são Francisco de Assis Tenório de Carvalho, Teresa Bernarda Ludermir e Adriano Lorena Inácio de Oliveira. Na categoria de impacto pontual, voltada para contribuições de 2023, aparecem Adriano Lorena Inácio de Oliveira e Kiev Santos da Gama. O professor Adriano Lorena, em especial, é o único representante do Centro a figurar em ambas as listas.

O levantamento utiliza como base o banco de dados Scopus, uma das maiores plataformas de indexação de artigos científicos do mundo. O estudo avalia o impacto das citações dos trabalhos acadêmicos dos pesquisadores, considerando indicadores como o c-score (com e sem autocitações), o índice h e métricas ajustadas de coautoria. A análise abrange mais de 22 áreas do conhecimento e 174 subcampos científicos, com uma lista composta por cerca de 220 mil cientistas, selecionados entre os mais citados em suas respectivas áreas, representando os 2% de maior destaque em termos de impacto acadêmico.

Esse reconhecimento consolida mais uma vez o papel do CIn-UFPE como um núcleo de progresso em tecnologia e inovação nacional, com seus docentes contribuindo significativamente para o avanço da ciência no mundo inteiro. Para mais detalhes sobre o estudo clique aqui.