O evento ocorreu em Milão, na Itália, entre os dias 9 e 13 desse mês

Na semana dos dias 9 a 13 de setembro, o Centro de Informática da UFPE marcou presença na edição anual do International Symposium on Formal Methods (FM). Na ocasião, os professores Augusto Sampaio e Gustavo Carvalho representaram o CIn em conjunto com o pós-doutorando Madiel Conserva Filho e o aluno de mestrado Gabriel Leite. O FM 2024 foi a vigésima sexta edição de um dos maiores eventos globais na área de Métodos Formais.

A semana de apresentações começou já na segunda (9), com Gabriel apresentando o trabalho “Extracting formal smart-contract specifications from natural language with LLMs”, sob a orientação do professor Augusto. A apresentação ocorreu na Formal Aspects of Component Software (FACS), conferência colocada ao FM 2024. Durante a terça-feira (10), o professor Gustavo apresentou o trabalho “Teaching formal methods for 10 years: reflections on theories, tools, materials, and communities” no Formal Methods Teaching Workshop, evento associado ao Simpósio Internacional.

No último dia do evento, ocorreu a apresentação do trabalho “RoboWorld: Verification of Robotic Systems with Environment in the Loop”, desenvolvido pelo professor Gustavo Carvalho em colaboração com pesquisadores da Universidade de York (UK). O trabalho compôs a trilha journal-first da conferência. O Centro também marcou presença em reuniões do Comitê de Ensino e de Negócios do Formal Methods Europe (FME). As diversas participações do Centro de Informática reforçam a liderança e o destaque do CIn na área.