O projeto coordenado pelo professor Daniel Barbosa, do Departamento de Física da UFPE, contará com a participação de quatro docentes do CIn

Os docentes do Centro de Informática (CIn) da UFPE Adenilton da Silva, Daniel Cunha, Fernando de Paula Neto, Stefan Blawid e Teresa Ludermir integram o Instituto de Tecnologias Quânticas da UFPE (Instituto Quanta). O projeto coordenado pelo professor Daniel Barbosa, do Departamento de Física da UFPE, foi aprovado na primeira semana de setembro de 2024 em chamada pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

O Instituto Quanta receberá um investimento de aproximadamente R$ 15 milhões e tem tempo de execução previsto de 36 meses, iniciando ainda em 2024 com mês a ser definido. O objetivo é desenvolver tecnologias quânticas aplicadas à defesa e à indústria, sendo instalado no Parque Tecnológico da UFPE, no Edifício Celso Furtado (antiga Sudene), com um andar dedicado à construção de laboratórios avançados.

Adenilton da Silva ressalta que o Instituto reúne diversas iniciativas da Universidade que trabalhavam de forma independente e que agora atuarão juntas em uma estratégia comum em tecnologias quânticas para toda a UFPE. Tendo como interesse central o desenvolvimento de um processador quântico fotônico capaz de realizar protocolos tanto de comunicação quanto de computação quânticas. “Para ser construído, este processador demandará a colaboração de engenheiros, físicos e cientistas da computação, sendo uma meta agregadora do know-how de todos os envolvidos no projeto”, explica o professor.

A equipe do Centro de Informática irá contribuir com a construção de ferramentas de automação de design e software para computação quântica em todos seus níveis, incluindo aplicações, simulação, compiladores quânticos, verificação, correção do erro e controle do Hardware. Isso porque projetar aplicativos para dispositivos quânticos requer ferramentas de software automatizadas, eficientes e fáceis de usar que atendam às necessidades de usuários finais, engenheiros e físicos em todos os níveis do fluxo de design.

Fernando de Paula Neto, professor adjunto e doutor em Ciência da Computação pelo CIn-UFPE, tem trabalhado em sua pesquisa em Computação Quântica, com foco em desenvolvimento de algoritmos quânticos inteligentes. Através do Instituto, ele acredita que “será possível avaliar algoritmos quânticos protótipos de aprendizado, assim como testar sua execução numa rede quântica. Novos insights de desenvolvimento podem surgir a partir da arquitetura de rede que será montada”.

Doutor em Física Teórica pelo Max-Planck-Institut para a Física de Sistemas Complexos e professor adjunto de Engenharia da Computação do CIn-UFPE, Stefan Blawid estará envolvido no projeto com interesse em controle lógico em tempo real das memórias atômicas com FPGA, compactação de equipamentos para controle do sistema, e desenvolvimento de novas fontes de fótons e dispositivos de estado sólido para computação quântica.

A professora titular Teresa Ludermir, doutora pelo Imperial College London e membro da Academia Brasileira de Ciências, também trará sua expertise para o projeto. Comendadora da Ordem Nacional do Mérito Científico, concedido pela Presidência da República do Brasil em 2010, a docente recebeu Prêmios do Mérito Científico da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e das Comissões Especiais de Redes Neurais e Inteligência Artificial.

Já Daniel Cunha, doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professor associado do CIn-UFPE desde 2012, acredita que os algoritmos quânticos inteligentes, que poderão ser desenvolvidos no Instituto, tem um enorme potencial de contribuição em diversas aplicações de Telecomunicações, como, por exemplo, na melhoria do desempenho de técnicas de localização de dispositivos móveis em redes de comunicação sem fio. Levando em conta a demanda crescente de conectividade de diversos tipos de dispositivos (Internet das Coisas), desenvolver técnicas de localização mais eficientes se torna algo mandatório para a evolução das redes de comunicação de próxima geração.

Além dos professores do CIn-UFPE, também integram o instituto o Departamento de Física do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), e os Departamentos de Engenharia Eletrônica e Sistemas (DES) e de Engenharia de Produção (DEP), do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG). O projeto também busca capacitar recursos humanos especializados através da participação de programas de pós-graduação como o da área de Computação do CIn-UFPE, avaliado no nível 7, o mais alto da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação.