Francisco foi eleito juntamente a mais de 70 membros na última quinta-feira (14)

Na última quinta-feira, 14 de novembro, o professor Francisco de Assis Tenório de Carvalho, do Centro de Informática (CIn) da UFPE, foi eleito como fellow da The World Academy of Science for the advancement of Science in developing countries (TWAS). O docente foi eleito pelo tema “Quantum Information & Computational Sciences”, da sessão “Engineering & Computer Science”, se tornando o sétimo professor da UFPE a receber a honraria. Neste ano, com o professor Francisco, 74 novos membros titulares da TWAS foram eleitos ao redor do mundo, sendo dez deles brasileiros. Uma cerimônia de posse dos eleitos será realizada na Conferência Geral da TWAS, como padrão nos últimos anos.

Em relato, Francisco reafirma sua honra em receber o título: “Estou extremamente honrado e feliz por ter sido eleito pelos acadêmicos da TWAS, por ter conquistado essa posição acadêmica para a ciências da computação da UFPE e do Brasil, e por proporcionar uma grande visibilidade internacional para a ciência pernambucana e brasileira”. O professor é o 13° a ser eleito pela sessão “Engineering & Computer Science” da TWAS, sendo também o quinto docente brasileiro da área de Ciências da Computação e o primeiro da região Nordeste a ser eleito para essa academia. Os novos fellows eleitos serão efetivados a partir do dia 1 de janeiro do próximo ano. Para ser eleito na TWAS, o principal critério é a excelência científica, o que torna a indicação restrita a cientistas que atingiram os mais altos padrões internacionais e fizeram contribuições significativas para o avanço da ciência.

Os candidatos precisam, também, ter idade inferior a 70 anos no momento da nomeação e filiação a uma academia científica nacional bem estabelecida e reconhecida, se houver uma no país do candidato. Para se tornar fellow, o processo longo e rigoroso requer que o cientista seja indicado por um membro atual efetivo da TWAS e endossado por um segundo. Eles também são submetidos a uma avaliação por relatores ad-hoc e depois por um dos Comitês Consultivos de Membros (MACs) da Academia, sendo um para cada seção de membros. O Comitê de Eleições da TWAS se reúne e envia uma lista final de candidatos recomendados para eleição, que é então enviada ao Conselho e se aprovada, é posteriormente enviada ao corpo completo de membros da TWAS para aprovação final. Os candidatos que receberem o voto favorável da maioria dos Fellows presentes na Reunião Geral são eleitos.

Sobre a TWAS:

A TWAS foi fundada em 1983 sob a liderança do ganhador do Prêmio Nobel Abdus Salam, do Paquistão, por um grupo de 43 cientistas renomados, entre os quais quatro brasileiros, com o objetivo de reconhecer, apoiar e promover a excelência na investigação científica nos países em desenvolvimento; facilitar contatos entre cientistas individuais e instituições desses países; promover a investigação científica sobre os principais problemas desses países; e incentivar a cooperação Sul-Norte entre indivíduos e centros de estudos. A TWAS é administrada pela UNESCO, agência das Nações Unidas para a promoção da ciência, da educação e da cultura. O lançamento das celebrações dos 40 anos da TWAS começou em 2024 e se estenderá por três anos.

Provando seu comprometimento a nível internacional, cinco parceiros regionais mantêm a TWAS próxima da ciência em bases no mundo em desenvolvimento: TWAS Sub-Saharan Africa Regional Partner (Pretória, África do Sul), TWAS Arab Regional Partner (Alexandria, Egito), TWAS Central and South Asia Regional Partner (Bangalore, Índia), TWAS East and South-East Asia and the Pacific Regional Partner (Pequim, China) e TWAS Latin America and the Caribbean Regional Partner (Rio de Janeiro, Brasil).

Com a eleição dos novos membros, a TWAS passa a ter 1444 Fellows, com alguns dos cientistas e engenheiros mais talentosos do mundo — incluindo 12 ganhadores do prêmio Nobel e 1 medalha Fields — representando 110 países. A TWAS forneceu milhares de bolsas de pesquisa para pesquisadores do mundo em desenvolvimento e recentemente graduou seu milésimo bolsista de doutorado.

A TWAS tem 159 Fellows de nacionalidade brasileira, dos quais 14 na sessão “Agriculture, Nutrition & Food Systems Sciences”, 22 na sessão “Biological Sciences”, 27 na sessão “Medical & Health Sciences”, 12 na sessão “Chemical Sciences”, 13 na sessão “Engineering & Computer Sciences”, 7 na sessão “Earth, Climate & Environmental Sciences”, 24 na sessão “Mathematical Sciences”, 35 na sessão “Physics, Astronomy & Space Sciences” e 5 na sessão “Social & Economic Sciences”.

Entre os 159 Fellows brasileiros, algumas personalidades: Fernando Henrique Cardoso (Social & Economic Sciences, ex-presidente do Brasil), José Goldemberg (Physics, Astronomy & Space Sciences), Helena B. Nader (Biological Sciences, Atual presidente da ABC), Jacob Palis (Mathematical Sciences, IMPA), Nísia Trindade Lima (Social & Economic Sciences, atual Ministra da Saúde), Marcelo Miranda Viana da Silva (Mathematical Sciences, atual Diretor Geral do IMPA), Sergio M. Rezende (Physics, Astronomy & Space Sciences, ex-ministro da Ciência e Tecnologia).

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00