O encontro de representantes dos dez Centros de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial ocorreu nos dias 01 e 02 de outubro
Teresa Ludermir e Cleber Zanchettin, professores do Centro de Informática (CIn) da UFPE, junto a Giuliano Mendonça, da Embraer, representaram o Centro de Excelência em Inteligência Artificial para Segurança Cibernética em reunião de trabalho da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). O encontro contou com a participação de representantes dos dez Centros de Pesquisa Aplicada (CPA) em Inteligência do Brasil e ocorreu nos dias 01 e 02 de outubro de 2024 na sede da fundação paulista. A ocasião teve como objetivo coordenar as ações dessa que é a maior iniciativa relacionada à inteligência artificial no país.
O CIn-UFPE é sede de dois dos 10 Centros de Pesquisa Aplicada (CPAs) em Inteligência Artificial (IA) do Brasil selecionados entre 2021 e 2022 pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e pelo Comitê Gestor da Internet (CGI.BR). São eles: o Centro de Excelência em Inteligência Artificial para Segurança Cibernética, sob responsabilidade da professora Teresa Ludermir, e o PRAIA Educação – Pesquisa realmente Aplicada em Inteligência Artificial, que tem como responsável o professor Geber Ramalho. Cada CPA possui um contrato de funcionamento inicial de cinco anos, prorrogáveis por mais cinco anos e tem como objetivo realizar investigações científicas, tecnológicas e de inovação que tenham como foco a utilização de IA para solucionar problemas relevantes para a sociedade.
Cleber Zanchettin destaca que o CIn-UFPE desempenha um papel central no desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA) no Brasil, sendo referência nacional e internacional. “O CIn contribui para o avanço da IA por meio de colaborações com a indústria e parcerias internacionais. Além disso, lidera iniciativas como o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) para IA, que busca soluções inovadoras e alinhadas com valores humanos e éticos”, explica o docente.
Sobre o CPA – O Centro de Excelência em Inteligência Artificial para Segurança Cibernética é uma iniciativa conjunta da academia e da indústria no fomento a pesquisas e soluções aplicadas e inovadoras em Inteligência Artificial para promover a ciber-resiliência na sociedade e nas organizações, que representa a capacidade de se preparar, proteger, detectar, responder e se recuperar de possíveis ameaças cibernéticas internas ou externas. Sua proposta está centrada em três grandes áreas de pesquisa na interseção entre Inteligência Artificial e Segurança Cibernética: ataque e defesa, aprendizagem adversária e aplicações ciber físicas. O Centro possui caráter aplicado e conta com grupo relevante de pesquisadores nacionais e internacionais, além das empresas parceiras Tempest, Embraer e Atech que são referências internacionais na aplicação de tecnologia em cada uma das áreas investigadas pelo CPA.
Comentários desativados