Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Dissertação de Mestrado Nº 2.172
Aluno: José Henrique Coelho Brandão
Orientador: Prof. Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
Título: LGPD EXPLORER: uma proposta de jogo sério como ferramenta
educacional para apoiar o ensino e a implementação da Lei Geral de Proteção
de Dados Pessoais no desenvolvimento de software
Data: 29/11/2024
Hora/Local: 10h – Virtual – Interessados em assistir entrar em contato com o aluno
Banca Examinadora:
Prof. Kiev Santos da Gama (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Edna Dias Canedo (UnB / Departamento de Ciência da Computação)
Prof. Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos (UFPE / Centro de Informática)
RESUMO:
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) impõe desafios significativos para as organizações brasileiras, principalmente na área de desenvolvimento de software, ao exigir que os softwares sejam projetados em conformidade com os requisitos legais de proteção de dados. No entanto, a tradução dessas exigências jurídicas em soluções técnicas viáveis ainda se mostra um desafio para muitos desenvolvedores, devido à carência de orientações práticas e à limitada compreensão sobre como implementar as disposições da lei de forma eficaz no ciclo de desenvolvimento de software. Dessa forma, este trabalho propõe um jogo sério no estilo Role-Playing Game (RPG), denominado LGPD Explorer, cujo objetivo é facilitar o processo de ensino-aprendizagem da LGPD e motivar a implementação da lei ao longo do ciclo de desenvolvimento de software. Para atingir esse objetivo, foram realizadas pesquisas na literatura sobre privacidade, proteção de dados e metodologias de ensino por meio de jogos sérios e RPG, que fundamentaram a criação do conteúdo pedagógico e das mecânicas de jogo. A avaliação do LGPD Explorer foi conduzida por meio de um experimento controlado com 22 participantes, divididos em dois grupos, onde questionários foram utilizados para coletar dados sobre o impacto do jogo no aprendizado e na motivação dos jogadores. A análise dos dados indicou que os participantes que utilizaram o LGPD Explorer apresentaram maior compreensão dos conceitos da LGPD em comparação ao grupo controle. Além disso, os dados revelaram que, após a experiência com o jogo, os participantes mostraram-se mais motivados a implementar a LGPD em suas atividades profissionais. Por fim, a avaliação da qualidade do jogo, utilizando o modelo MEEGA+, classificou o LGPD Explorer como de “boa qualidade”, reforçando seu potencial como ferramenta educacional.
Palavras-chave: lei geral de proteção de dados (lgpd); desenvolvimento de software; jogos sérios
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