Gustavo Carvalho ministrou a temática para a Comunidade de Prática de Desenvolvimento de Software da empresa
O professor Gustavo Carvalho do Centro de Informática (CIn) da UFPE ministrou na última quarta-feira a palestra “Demystifying Formal Methods” para vários colaboradores da Embraer. A apresentação para a Comunidade de Prática de Desenvolvimento de Software, da terceira maior fabricante de jatos comerciais do mundo, buscou desmistificar a aplicação de Métodos Formais — técnicas matemáticas para especificação, desenvolvimento e verificação de sistemas — no desenvolvimento de sistemas críticos, quando normalmente são necessários altos níveis de confiabilidade. Durante a apresentação, cobriu-se uma ampla gama de métodos, visando diferentes problemas e contextos, explorando aplicações em especificação formal, simulação, visualização, verificação e geração de código.
Além da palestra, o CIn-UFPE em parceria com a Embraer também atua na capacitação de talentos para o mercado através do Programa de Especialização em Software (PES) CIn/Embraer. A pós-graduação lato sensu forma profissionais nos campos da Ciência de Dados e Software Embarcado para a Indústria Aeronáutica. O Programa conta com a participação de mais de 14 professores do CIn na docência e elaboração de provas técnicas, tem duração de nove meses e está em sua terceira turma.
Sobre o professor — Docente do Centro de Informática (CIn) da UFPE, Gustavo Carvalho possui interesses de pesquisa em Engenharia de Software, com ênfase em testes e Métodos Formais. Doutor, Mestre e Bacharel em Ciência da Computação pelo CIn-UFPE, o professor foi eleito em 2024 como membro do Comitê Financeiro do Formal Methods Europe (FME), organização global que promove o uso de Métodos Formais para o desenvolvimento de sistemas confiáveis. No CIn-UFPE, Carvalho também conduz os times do MaratonaCIn, grupo de programação competitiva do Centro, com destaque em competições da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
Comentários desativados