Augusto Sampaio e Nivan Ferreira foram selecionados, respectivamente, como membro titular e membro afiliado
Os professores do Centro de Informática (CIn) da UFPE, Augusto Sampaio e Nivan Ferreira, foram eleitos para a Academia Brasileira de Ciências (ABC) como membro titular e membro afiliado, respectivamente, na área de Ciências das Engenharias. O resultado foi divulgado pela Diretoria da ABC após a Assembleia Geral Ordinária no dia 29 de novembro de 2024. Com diplomação prevista para os meses de maio e agosto de 2025, os docentes se unem a Francisco de Carvalho e Teresa Ludermir, também professores do CIn-UFPE eleitos como membros titulares da ABC.
A ABC foi criada na cidade do Rio de Janeiro, RJ, em 1916. Desde então tem como objetivo dar estímulos para continuidade dos trabalhos científicos dos seus membros e difundir o conceito de ciência como algo essencial para o progresso tecnológico brasileiro. A categoria de membros titulares, a qual Augusto Sampaio agora faz parte, reconhece por mérito a consagração científica de pesquisadores através de eleições realizadas em Assembleias Gerais, sendo votados pelos já eleitos membros titulares de todas as áreas científicas e regiões do país. A titularidade tem caráter vitalício.
Sampaio relata: “Fico extremamente honrado e emocionado com este importante reconhecimento de minha atuação científica na comunidade acadêmica nacional e internacional em Engenharia de Software com ênfase em Métodos Formais, durante 30 anos de dedicação como professor e pesquisador do CIn-UFPE. A eleição para a ABC oferece oportunidades de networking e participação em debates estratégicos sobre políticas científicas e inovação que promovem o progresso da ciência no país. Espero poder contribuir com os esforços da ABC nesta direção”.
Já a eleição de Nivan Ferreira faz dele o primeiro professor do Centro selecionado como membro afiliado da ABC. A categoria corresponde aos jovens pesquisadores promissores nacionais, com até 40 anos, eleitos por um período de cinco anos, não renováveis. Sobre a conquista, Nivan afirma: “Ser eleito membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências é uma honra imensa e, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade. Esse reconhecimento é um marco na minha trajetória e reflete não apenas o esforço pessoal, mas também o apoio inestimável de colegas, mentores e instituições que me acompanharam ao longo do caminho. É um momento de celebração, mas também de renovação do compromisso com a excelência e com o impacto positivo da ciência no Centro de Informática, na UFPE e no nosso país.”
Sobre os professores
Augusto Sampaio é professor titular do CIn-UFPE. Doutor pela Universidade Oxford, é mestre e bacharel em Ciência da Computação pelo CIn-UFPE. Homenageado como Doutor Honoris Causa pela University of York, Reino Unido, é membro da Academia Pernambucana de Ciências desde 2021. Possui interesses de pesquisa em Engenharia de Software, com ênfase em Métodos Formais. Entre suas conquistas, recebeu o Prêmio Mérito Científico da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), em 2018, foi homenageado pelo Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES), em 2017, e intitulado como Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, pela Presidência da República do Brasil, em 2010.
Nivan Ferreira é professor Adjunto (C3) do CIn-UFPE e obteve o doutorado em Ciência da Computação pela New York University. Realizou pós-doutorado na University of Arizona e foi professor visitante na Université Paris-Saclay (França). Os seus interesses de pesquisa envolvem diferentes aspectos de visualização interativa de dados, em particular, em sistemas e técnicas para análise de dados espaço-temporais. Trabalhou em projetos aplicados de visualização de dados relacionados à mobilidade, arquitetura e planejamento urbano. Em 2024, foi escolhido pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para representar o Brasil no BRICS Young Scientists Forum 2024, um importante evento internacional de ciência, tecnologia e inovação.
Comentários desativados