O Centro de Informática (CIn) da UFPE oferece dois programas de Doutorado em Ciência da Computação, comprometidos com a formação de pesquisadores e profissionais altamente qualificados. No Doutorado Acadêmico, criado em 1992, o foco é aprofundar a formação científica dos alunos por meio do desenvolvimento de contribuições de pesquisa originais, gerando avanços no estado da arte e disseminando resultados na forma de publicações científicas. Com duração estimada de 48 meses e corpo docente altamente qualificado, o programa prepara seus doutorandos para atuarem em universidades e centros de pesquisa.
Em complemento, o Doutorado Profissional, aprovado pela CAPES em 2020, tem como principal objetivo promover a inovação tecnológica e o desenvolvimento estratégico na área de Tecnologia da Informação (TI) e afins. Estruturado em três áreas de concentração e oito linhas de pesquisa – que abrangem desde Ciência de Dados e Computação Ubíqua até Inteligência Artificial e Sistemas de Informação. O curso, com duração de 4 anos (prorrogáveis até 5), é oferecido na modalidade presencial e híbrida atendendo à Portaria n.º 315, de 2 de janeiro de 2025, que acolhe, nos termos do Parecer CNE/CP n.º 14, a utilização do processo híbrido de ensino e aprendizagem pelos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil.
O programa conta com uma grade curricular flexível que alia disciplinas básicas e específicas, conforme a demanda do mercado. Oferece turmas abertas e gratuitas, mediante editais públicos, e turmas fechadas em cooperação com empresas e órgãos. O programa prepara seus doutorandos para atuarem em centros de pesquisa e na indústria, desenvolvendo competências para inovação e competitividade.
Confira abaixo todas as teses de Doutorado defendidas no Centro de Informática: