Apenas seis cursos da área em todo o Brasil receberam conceito cinco na avaliação do MEC
O curso de Engenharia da Computação do Centro de Informática (CIn) da UFPE recebeu nota cinco no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2023. O resultado foi divulgado na sexta-feira, 11 de abril de 2025, pelo Ministério da Educação. A avaliação aplicada pelo Governo Federal examina o desempenho de alunos concluintes de cursos de graduação em todo o Brasil, apresentando como resultado o Conceito Enade, indicador de qualidade dos cursos com notas de um a cinco, sendo cinco o conceito máximo.
Apenas seis instituições brasileiras receberam o conceito cinco em Engenharia da Computação, são elas: o CIn-UFPE, a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O equivalente a 4,1% dos 125 cursos da área avaliados. Esse resultado reafirma o protagonismo do CIn-UFPE como referência no ensino superior nacional.
“Parabéns aos estudantes, cuja excelência acadêmica foi fundamental para esse resultado de destaque nacional. A conquista do conceito máximo no Enade reflete, também, o trabalho comprometido e de alta qualidade desenvolvido pelos coordenadores do curso, docentes, Coordenação de Ensino, NEAP (Núcleo de Estudos e Assessoria Pedagógica), TAEs(Técnicos Administrativos em Ensino Sperior) e pela Gerência de Projetos Acadêmicos do Centro.”, comenta o coordenador de Engenharia da Computação, Adriano Lorena.
Sobre o curso – Criado em 2002, o curso de Engenharia da Computação do CIn-UFPE forma profissionais para elaborar sistemas que envolvam o uso do computador em conjunto com sistemas de controle, comunicações ou hardware. A formação é voltada para atuação com hardware cujas funcionalidades são determinadas e controladas por sistemas de computação. A graduação tem duração de cinco anos e oferece 50 vagas por semestre.
Comentários desativados