O docente, que é fellow efetivo da TWAS, atuará na divisão de Informação Quântica e Ciência da Computação até 2026
O professor Francisco Carvalho, do Centro de Informática (CIn) da UFPE, foi escolhido para integrar o The World Academy of Sciences (TWAS) Membership Advisory Committee (MAC), comitê consultivo de membros da academia internacional que promove a excelência científica em países em desenvolvimento. O docente atuará na divisão de Informação Quântica e Ciência da Computação (Quantum Information and Computational Sciences) nos anos de 2025 e 2026, sendo selecionado para o comitê por Quarraisha Abdool Karim, presidente da organização. Durante dois anos, Carvalho será responsável pela avaliação de candidatos indicados para a eleição de membros da TWAS em diferentes divisões, especialmente na qual foi designado.
Em novembro de 2024, o professor Francisco Carvalho foi eleito como novo fellow da TWAS. Atuando na função desde 1 de janeiro de 2025, o docente se destaca por ser o sétimo professor da UFPE a receber a honraria e o primeiro pesquisador brasileiro eleito na divisão Quantum Information and Computational Sciences, a mais recente da academia. Francisco também é membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) desde 2023, sendo o primeiro pesquisador da área de Ciência da Computação fora do eixo do sudeste brasileiro a ser eleito.
Francisco também atuará como coordenador do novo Instituto Nacional de Computação Quântica Aplicada (INCT-CQA), que será aprovado em maio de 2025. O professor ficará responsável por supervisionar o instituto, que promove a utilização de técnicas de Inteligência Artificial (IA) para atingir vantagem quântica e a solução de problemas em computadores. O INCT-CQA é formado por grupos de treze estados brasileiros, com o objetivo principal de se tornar referência em pesquisa e desenvolvimento de sistemas que possam ser aplicados em diferentes setores do mercado.
A participação ativa do professor Francisco Carvalho na TWAS propicia ao CIn e a UFPE uma boa visibilidade científica internacional. Também espelha o protagonismo do Centro de Informática (CIn) da UFPE em pesquisa e desenvolvimento, expandindo cada vez mais sua referência internacional no cenário científico e tecnológico.
Sobre a TWAS – A TWAS foi fundada em 1983 sob a liderança do ganhador do Prêmio Nobel Abdus Salam, do Paquistão, por um grupo de 43 cientistas renomados, entre os quais quatro brasileiros, com o objetivo de reconhecer, apoiar e promover a excelência na investigação científica nos países em desenvolvimento; facilitar contatos entre cientistas individuais e instituições desses países; promover a investigação científica sobre os principais problemas desses países; e incentivar a cooperação Sul-Norte entre indivíduos e centros de estudos. A TWAS é administrada pela UNESCO, agência das Nações Unidas para a promoção da ciência, da educação e da cultura.
Com seus atuais 1444 fellows, sendo 159 de nacionalidade brasileira, a TWAS conta com alguns dos cientistas e engenheiros mais talentosos do mundo — incluindo 12 ganhadores do prêmio Nobel e uma medalha Fields — representando 110 países. A organização também forneceu milhares de bolsas de pesquisa para pesquisadores do mundo em desenvolvimento e recentemente graduou seu milésimo bolsista de doutorado.
Entre os fellows brasileiros, algumas personalidades são: Fernando Henrique Cardoso (Social & Economic Sciences, ex-presidente do Brasil), José Goldemberg (Physics, Astronomy & Space Sciences), Helena B. Nader (Biological Sciences, Atual presidente da ABC), Jacob Palis (Mathematical Sciences, IMPA), Nísia Trindade Lima (Social & Economic Sciences, ex-ministra da Saúde), Marcelo Miranda Viana da Silva (Mathematical Sciences, atual Diretor Geral do IMPA), Sergio M. Rezende (Physics, Astronomy & Space Sciences, ex-ministro da Ciência e Tecnologia).
Sobre o docente – Desde 1999, Francisco de Carvalho é pesquisador do CIn-UFPE, se tornando professor titular da UFPE em 2011. Em 2021 recebeu o Prêmio de Mérito Científico da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Atualmente é coordenador do Comitê Assessor – Ciência da Computação (CA-CC) e pesquisador 1A do CNPq. Também é membro titular da Academia Pernambucana de Ciências – APC (2020), da Academia Brasileira de Ciências – ABC (2023) e da The World Academy of Sciences – TWAS (2025).
Comentários desativados