Atividades desenvolvidas nas ligas em áreas como Inteligência Artificial e Computação Quântica promovem aprendizado prático e inovações de impacto

As Ligas Acadêmicas do Centro de Informática (CIn) da UFPE são organizações científicas formadas por estudantes, professores e profissionais do mercado que se unem para a promoção de práticas integradas voltadas para o aprofundamento em um assunto específico. Elas também podem ser integradas como Projetos de Extensão, desde que sejam submetidas como tal através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). 

Entre as atividades exercidas pelas ligas, estão a formação de grupos de estudos, palestras, feiras de ciências, pesquisas, ações de extensão e demais medidas extracurriculares dentro e fora da comunidade acadêmica, seguindo o regimento de ensino, pesquisa e extensão. Atualmente, o CIn-UFPE possui seis ligas acadêmicas, que abordam temas como Inteligência Artificial, Computação Quântica, Engenharia de Dados, Robótica, Sistemas Embarcados e Segurança Cibernética.

As ligas contribuem para a formação estudantil e para o desenvolvimento social. Enquanto a população é beneficiada pelo conhecimento articulado pela universidade, os acadêmicos participantes têm a oportunidade de exercer autonomia sobre sua própria formação. Ao mesmo tempo, também protagonizam experiências práticas, preparando-se para os ciclos a serem vivenciados fora do mundo universitário, além de contribuírem ativamente para a transformação social.

Carina Alves, coordenadora de Extensão e Cultura do CIn-UFPE, reafirma a importância das ligas para a comunidade acadêmica. “As ligas são iniciativas de grande relevância para a formação e o protagonismo dos estudantes, nas quais é possível aprofundar conhecimentos em áreas específicas da computação e desenvolver competências, como liderança, comunicação e trabalho em equipe. Além disso, as ligas permitem vivências ricas de ensino, pesquisa e extensão que complementam a formação acadêmica dos estudantes em projetos de impacto real”. 

Conheça abaixo todas as ligas acadêmicas do CIn-UFPE e os seus principais canais de comunicação:

Liga Acadêmica de Computação e Informação Quântica (LACIQ) 

A Liga Acadêmica de Computação e Informação Quântica (LACIQ) é uma instituição criada por acadêmicos dos Cursos de Engenharia da Computação, do Centro de Informática, e do Departamento de Física do Centro de Ciências Exatas e da Natureza, da UFPE, que busca tratar de temas da computação e informação quântica. A LACIQ se dedica às atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de computação quântica, organizando palestras e eventos, assim como promovendo internamente a seus membros a cultura científica na área.

Coordenadores: Prof. Fernando Maciano e Prof.ª. Nadja Bernardes


Instagram
LinkedIn

Liga Acadêmica de Sistemas Embarcados (LASER)

A Liga Acadêmica de Sistemas Embarcados (LASER), vinculada ao CIn-UFPE, tem como objetivo principal promover o aprendizado, a pesquisa e a extensão na área de sistemas embarcados. Com foco em hardware e software, a LASER busca desenvolver competências técnicas por meio de workshops, grupos de estudo, projetos colaborativos e competições, aproximando seus membros da realidade do mercado e da pesquisa científica. Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Liga também visa fortalecer a conexão entre academia, indústria e sociedade, fomentando a inovação tecnológica e a formação cidadã de seus integrantes.

Coordenadores: Prof. Abel Guilhermino e Prof. Adrien Durand-Petiteville

Instagram
Linkedin 

Liga Acadêmica de Engenharia de Dados (LED)

No contexto atual da evolução tecnológica e acadêmica na UFPE, a Liga Acadêmica de Engenharia de Dados tem o papel de promover estudos, pesquisas e ações de extensão em Engenharia de Dados, integrando alunos, professores, empresas e profissionais da área, tanto no contexto acadêmico quanto no mercado de trabalho.

Coordenador: Prof. Robson Fidalgo

Instagram
LinkedIn

Liga Acadêmica de Inteligência Artificial (LIGIA)

A Liga Acadêmica de Inteligência Artificial tem como finalidade promover o estudo, a pesquisa e a aplicação da Inteligência Artificial entre os seus membros, bem como contribuir para o desenvolvimento acadêmico e científico na área. Entre as suas atividades, estão a realização de seminários e a organização de workshops e hackathons, além da formação de equipes para participação em competições de aprendizado de máquina.

Coordenador: Prof. Tsang Ing Ren, Prof George Darmiton, Prof Adiel Teixeira

Instagram
LinkedIn

Liga de Segurança Cibernética (LSEC)

A Liga de Segurança Cibernética (LSEC) é uma associação estudantil sem fins lucrativos, sediada no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Criada por estudantes, sua missão é promover um ambiente colaborativo de estudo em cibersegurança, onde os alunos possam aprimorar suas habilidades técnicas e compartilhar conhecimentos. A LSEC busca estimular a troca de experiências e a produção de pesquisas relevantes, além de promover eventos, workshops e parcerias estratégicas que conectem os membros ao mercado de trabalho.

Coordenadores: Prof. Divanilson Campelo e Prof. Paulo Freitas

Instagram
LinkedIn

Atividades de Extensão para Robótica Autônoma (RobôCIn)

O RobôCIn é um grupo de pesquisa e desenvolvimento em robótica do CIn-UFPE. O grupo iniciou com apenas 12 estudantes e dois professores em 2015, e hoje conta com dezenas de membros e premiações nacionais e internacionais. A equipe desenvolve diversas tecnologias aplicadas à robótica com inteligência artificial, visão computacional, engenharia mecatrônica e eletrônica. 

Coordenadora: Prof.ª.  Edna Barros

Site
Instagram
LinkedIn

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00