Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Tese de Doutorado Nº 680
Aluna: Soraya Roberta dos Santos Medeiros
Orientadora: Profa. Patricia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
Título: Pensamento Computacional na Formação docente da Educação de Jovens
e Adultos: uma aplicação com a Poesia Compilada
Data: 08/10/2025
Hora/Local: 14h – Virtual – Interessados em assistir entrar em contato coma aluna
Banca Examinadora:
Prof. Filipe Carlos de Albuquerque Calegario (UFPE / Centro de Informática )
Profa. Cibelle Amorim Martins (UFRN/ Depto de Práticas Educacionais e Currículo)
Prof. Maristela Terto de Holanda (UnB / Departamento de Ciência da Computação )
Prof. Roberto Pereira (UFPR / Departamento de Informática)
Prof. Vinicius Carvalho Pereira (UFMT / Departamento de Letras)
RESUMO:
Pensamento Computacional (PC) é compreendido como um conjunto de técnicas da computação que permite resolver problemas do cotidiano e pode ser aplicado em outras áreas, dentre elas, a educação. A comunidade acadêmica, visualizando essas potencialidades, tem praticado e recomendado o ensino de PC em diversas áreas e níveis de ensino. No Brasil, o Currículo que rege a Educação Básica estabelece a aplicação do Pensamento Computacional como eixo formativo no ensino de Computação em documento complementar da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Diante disso, é necessário formar professores para que esse ensino seja capilarizado e tenha continuidade nas salas de aulas, uma vez que a sua inserção já estava ocorrendo, mas por meio de formações diretamente com os discentes, a exemplo da metodologia Poesia Compilada que propõe o ensino de Pensamento Computacional pelo uso de poemas. Para atender a essa demanda, grupos de pesquisas e entidades que discutem sobre Computação no Brasil têm elaborado propostas e uma delas focaliza na Educação de Jovens e Adultos. Atrelado a isso, surge também a preocupação em criar ferramentas que auxiliem na construção do processo formativo da ideação à publicação. Ciente dessa problemática, esta pesquisa questiona: como formar professores da Educação de Jovens e Adultos para atuar com Pensamento Computacional por meio da Poesia Compilada? Em busca de responder a essa pergunta, o objetivo do estudo focaliza em investigar uma proposta de formação para professores da Educação de Jovens e Adultos para atuar com Pensamento Computacional por meio da Poesia Compilada. De forma mais específica: i) analisar na literatura como a formação docente vem sendo explorada para promover o Pensamento Computacional com Poesia Compilada; ii) projetar ferramentas para auxiliar nas etapas de construção do curso; e iii) construir um curso on-line para formar docentes da EJA em Pensamento Computacional. Metodologicamente, a investigação se caracteriza como uma pesquisa-ação, do tipo qualitativa. Como resultados, tem-se: a criação de ferramentas para atuar no design de cursos com docentes em Pensamento Computacional atrelado ao Método Paulo Freire e a EJA; a construção de um Projeto piloto ofertado para professores da EJA de diferentes cidades e Unidades Federativas do Brasil e um consequente curso on-line para esse respectivo público-alvo.
Palavras-chave: Pensamento Computacional; formação docente; ferramentas
metodológicas; Poesia Compilada; Educação de Jovens e Adultos.
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