Seleção na 14ª edição do programa nacional destaca a formação em tecnologia e inovação do Centro de Informática
Seis estudantes do Centro de Informática (CIn) da UFPE foram selecionados para a fase presencial em São Paulo da 14ª edição do Programa Campus Mobile. A iniciativa nacional é voltada à formação de talentos universitários nas áreas de tecnologia, inovação e desenvolvimento de soluções móveis.
O Campus Mobile é um programa do Instituto Claro, realizada em parceria com a Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com apoio do Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (LSI-USP) e do BeOn, hub de inovação da Claro.
O programa tem como objetivo identificar e estimular jovens talentos para atuação no desenvolvimento de conteúdos e novos serviços de telefonia móvel, além de contribuir para o desenvolvimento social e econômico do Brasil, promovendo também a diversidade de gênero, étnica e regional no campo da inovação tecnológica.
Nesta 14ª edição, quatro grupos formados por estudantes da última turma da Apple Developer Academy-UFPE (2024–2025) foram selecionados para a etapa nacional do programa. Entre eles, destaca-se a presença de seis estudantes do CIn-UFPE, que integram os grupos classificados para a fase em São Paulo, são eles: Camila Xavier de Medeiros, Fernanda de Araújo Lima Pascoal, Lucas Dantas de Moura Carvalho, Maria Clara Moura, João Vitor Mergulhão e Ana Paula Sá.
A participação dos alunos na fase nacional do Campus Mobile reforça o papel do CIn-UFPE na formação de profissionais qualificados para o ecossistema de tecnologia e inovação, além de evidenciar o impacto das iniciativas de ensino e formação prática desenvolvidas no centro.
Confira abaixo a lista com a descrição dos projetos aprovados no program e seus respectivos integrantes:
SoRisinhos:
Camila Xavier de Medeiros (Ciência da computação – CIn)
Fernanda de Araújo Lima Pascoal (Ciência da computação – CIn)
Lucas Dantas de Moura Carvalho (Ciência da computação – CIn)
SoRisinho é o app ideal para ajudar pais e responsáveis a ensinarem hábitos de higiene bucal de forma divertida. Com um design intuitivo, ele oferece conquistas, conteúdos educativos e um calendário personalizável para acompanhar a rotina de higiene das crianças. O destaque vai para o uso de visão computacional para guiar e reconhecer a escovação em tempo real, tornando o aprendizado dos pequenos mais interativo. Ensinar sobre saúde bucal nunca foi tão fácil e divertido!
Niño:
João Mateus Gonçalves (Publicidade e Propaganda – UFPE)
Maria Clara Moura (Ciência da Computação – CIn)
Aurian Moura de Lira (Análise e Desenvolvimento de Sistemas – IFPE)
Acompanhe a jornada de uma criaturinha na procura de sua família e da própria identidade nesse puzzle game único. Contra toda a onda de superestimulos, Niño incentiva o exercício da mente sem exaurí-la de informações desnecessárias, com uma arte suave e uma história de aquecer o coração.
HiDuck:
João Vitor Mergulhão (Ciência da Computação – CIn)
Ana Paula Sá (Engenharia da Computação- CIn)
Marília Luz (Engenharia de Produção- UFPE)
Estudar é melhor com um companheiro! Com o HiDuck, você domina novos assuntos explicando-os para o seu patinho. Nossa IA monitora sua evolução e gerencia suas revisões de forma inteligente. Quanto mais você ensina o pato, mais moedas ganha para deixá-lo com a sua cara. Aprenda de verdade, vença a curva do esquecimento e colecione itens cheios de personalidade.
Zeus’ Odyssey:
Maria Júlia Balbino (UFPE, Gestão da Informação)
Naomi Kang Lin (UFPE, Design – CAC)
João Filipe Reis (UPE, Engenharia da Computação)
Embarque numa jornada épica pela mitologia grega, enfrente o labirinto do Minotauro, resolva puzzles desafiadores e encontre a chave que abre as portas do Monte Olimpo. Cada enigma resolvido revela novos mistérios e camadas de uma história divina, feita para testar sua mente e prender sua atenção do início ao fim.
Comentários desativados