O Global Game Jam reunirá estudantes, ex-alunos e desenvolvedores independentes entre os dias 30 de janeiro e 01 de fevereiro
O Centro de Informática (CIn) da UFPE será uma das sedes do Global Game Jam 2026, o maior evento de criação de jogos do mundo, que reúne desenvolvedores e demais interessados na área. O evento acontece entre os dias 30 de janeiro e 01 de fevereiro, contando com a participação de estudantes, ex-alunos e desenvolvedores independentes. A ManiMani games, estúdio de games recifense que possui o Alumni do CIn, Túlio Caraciolo, como sócio, é patrocinadora do evento. As inscrições já foram encerradas.
Todos os anos, o Global Game Jam reúne cerca de 40 mil criadores de jogos em 100 países. O objetivo é capacitar indivíduos em todo o mundo a aprender, experimentar e criar juntos por meio de jogos. O GGJ já foi ponto de partida para milhares de desenvolvedores de jogos em todo o mundo, que construíram carreiras bem-sucedidas e sustentáveis no desenvolvimento de jogos, lançaram estúdios e criaram jogos premiados.
O professor Kiev Gama foi o responsável por implementar o CIn-UFPE como sede da edição 2026 do Global Game Jam, junto ao mentor da Apple Developer Academy, Pedro Barroca, o estudante de Ciência da Computação Marcello Menezes e a ex-aluna de Mestrado do CIn, Dayanne Coutinho. O docente ressalta a relevância do evento: “Game jams são importantes para iniciar pessoas na área de jogos. Muitas pessoas que se tornaram desenvolvedoras de jogos começaram através de game jams. E não se limita só a programação em si. Tem gente de sound design, game design, ilustração. Criar jogos é uma atividade bem interdisciplinar”.
Kiev acrescenta que a ideia surgiu com o intuito de incentivar o crescimento da área de desenvolvimento de games no CIn. “É um momento importante especialmente por causa do surgimento da Liga Acadêmica de Jogos Eletrônicos (LAJE). O CIn já atuou fortemente na área de games do ecossistema local, e essa é uma forma de estimular uma retomada e aumento do diálogo com o ecossistema local de jogos”.
Comentários desativados