Encontro aberto à comunidade acadêmica do CIn acontece no dia 15 de outubro, às 17h, no Anfiteatro

A Liga Acadêmica de Engenharia de Software (SEAL), do Centro de Informática (CIn) da UFPE, promoverá, por meio do Grupo de Estudo de Novas Tecnologias de Engenharia de Software (GENTeS), um novo seminário aberto à comunidade acadêmica. Na ocasião, João Pedro Moura apresentará sua pesquisa, desenvolvida sob orientação do professor Breno Miranda, voltada à identificação de padrões de arquitetura de software em projetos desenvolvidos em Kotlin, linguagem de programação criada pela JetBrains. A atividade acontece no dia 15 de outubro, das 17h às 18h30, no Anfiteatro do CIn.

A pesquisa propõe uma abordagem automatizada que analisa as responsabilidades das classes e as relações de dependência entre os componentes de um projeto para identificar padrões de arquitetura, como MVC, MVP, MVVM, MVI e VIPER. A proposta utiliza evidências presentes no próprio código-fonte, em vez de depender exclusivamente dos nomes atribuídos pelos desenvolvedores ou da documentação do projeto.

A abordagem busca contribuir para a compreensão da organização interna de sistemas de software, utilizando técnicas de análise de código para reconhecer como seus componentes estão estruturados e relacionados. Dessa forma, a pesquisa explora possibilidades de automatizar a identificação de padrões de arquiteturas em projetos desenvolvidos com Kotlin.

O trabalho foi aceito na trilha de pesquisa do Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES 2026), realizado no Congresso Brasileiro de Software (CBSOFT), ampliando a discussão sobre o tema na comunidade científica da área.

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00