Fruto de um trabalho coordenado pelos professores Antônio Carlos Valença e Hermano Perrelli de Moura será lançado próxima quinta-feira (24), às 16h, no Anfiteatro do Centro de Informática (CIn) da UFPE, o livro “Teoria de Ação Comunicativa Sistêmica em Gestão de Projetos”. O trabalho se apoia na Pesquisa Qualitativa Sistêmica (método e processo concebidos por Antonio Carlos Valença desde a década de 70) pra tratar perspectivas do futebol do Nordeste.

O livro é escrito por sete professores universitários e doze alunos de mestrado e doutorado do CIn-UFPE e é organizado em cinco partes interdependentes.  No início há seis artigos teóricos que versam sobre os fundamentos gerais da moderna gestão de projetos, escritos pelos professores e palestrantes Valença, Moura, César Augusto Delmas, Guilherme Carvalho, Hector Paulo de Lima Oliveira, Lélio Varella e Graciele Moura, além de doze alunos do mestrado e doutorado inscritos na disciplina de Teoria de Ação Comunicativa Sistêmica em Gestão de Projetos.

Ao longo do livro, Valença defende o pensamento como um processo sistêmico e os alunos do mestrado e doutorado do CIn apresentam resultados e análise da compreensão diagnóstica sistêmica da realidade do futebol do Nordeste, onde apresentam vários sistemas arquétipos comentados,  além  de quinze perguntas estratégicas, decorrentes das análises sistêmicas. A proposta é que uma resposta estrategicamente eficaz a cinco dentre as quinze perguntas feitas poderiam transformar para melhor a realidade dos negócios e da posição do Nordeste no cenário do futebol brasileiro.

A publicação se encerra com detalhada descrição da história dos softwares SysDecision, SysQuali e SysLogic, cujas origens remontam à década de 70, com uma cuidadosa explicação de suas funcionalidades básicas. Esses sistemas são incorporados na tecnologia de informação (TI) da Aliança Estratégia da Holon e Valença Associados.