O INES (INCT para Engenharia de Software) é um INCT (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia) do CNPq ( inct.cnpq.br).
O programa dos INCTs é conduzido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTIC), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e diversas fundações de amparo à pesquisa estaduais. O INES é apoiado pela FACEPE.
O INES realiza pesquisa e desenvolvimento nas mais diversas sub-áreas da Engenharia de Software, criando e avaliando teorias, técnicas, e ferramentas de apoio ao processo de desenvolvimento de software com qualidade e produtividade. Desde a última renovação do programa INCT (2016), o foco de pesquisa principal do INES é “Engenharia de Software para Cidades Inteligentes (ESCIn)” com quatro linhas de atuação (Educação, Ciência, Tecnologia e Difusão) e três eixos de competências (Programação, Aplicações e Engenharia de Software), totalizando 12 células de ação.
Além do foco em cidades inteligentes, o INES também atuar em outras frentes, criando novos programas de pesquisa como os previstos em Robótica, Biologia Sintética e Cloud Computing. No seu quartel general no CIn-UFPE, o INES ocupa um laboratório para os pesquisadores associados ao projeto, bem como servidores para execução de experimentos e de pesquisas em geral. Dentre os pesquisadores associados ao INES no CIn-UFPE temos 27 professores do quadro permanente do CIn-UFPE, além de pós-docs, alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica.
Além disso, o INES conta com um número considerável pesquisadores em laboratórios associados em suas instituições, contribuindo assim com a nucleação de outros centros de pesquisa. Atualmente estes parceiros estão ligados a 23 instituições no Brasil: UFBA, UFCG, UFRPE, UFPB, UFRN, UFS, FACAPE, UFC, UFAL, UFPI, UNICAP, UNIFOR, UnB, UFSCar, IFPE, UFPA, IF-Sertão, UFCA, UFRA, UFAPE, IFAL, CESAR e ISI-TICs. Vale ainda salientar os mais de 20 pesquisadores de instituições internacionais, a maioria ligada a pesquisadores do CIn-UFPE, que contribuem com a internacionalização das pesquisas conduzidas. As instituições internacionais são University of York, a East China Normal University, a University of Maryland Baltimore County, University of Bari, UPC-BarcelonaTech, Universidade de Santiago de Compostela, Université de Bretagne Sud, University College of London, University of Adelaide, UNICEF-Malawi e Clearsy.