O Grupo de Acolhimento do Centro de Informática (CIn/UFPE) visa proporcionar o apoio emocional pontual e momentâneo, por meio da escuta solidária, a pessoas vinculadas ao CIn (terceirizados, bolsistas, docentes, técnicos-administrativos e alunos).


O surgimento do grupo ocorreu em dezembro/2017, a partir da observação de comportamentos como isolamento social, supressão de emoções e desistência do curso. Algumas pessoas demonstravam a necessidade de desabafar e procuravam pessoas dispostas a ouvir. A partir dessas observações, um grupo de professores e técnicos-administrativos do CIn/UFPE se uniram e formaram o grupo, tendo como princípios básicos o sigilo, o não julgamento, a empatia e a cultura do (auto)cuidado.


Além da escuta solidária, o Grupo de Acolhimento do CIn tem desenvolvido ações voltadas para o cuidado com a saúde mental, principalmente, durante o mês de campanha de prevenção do suicídio (Setembro Amarelo), tais como: plantão psicológico; plantão psiquiátrico (consulta); vivências terapêuticas; oficinas; palestras e campanhas informativas.


O que é Acolhimento:

Acolhimento pode ser compreendido como um apoio emocional, cujo objetivo é proporcionar uma escuta e um acolhimento à pessoa em momento de sofrimento emocional. Nesse sentido, a proposta não é a resolução ou aprofundamento da problemática, mas sim, um momento de empatia para com a pessoa que busca o serviço (REBOUÇAS; DUTRA, 2010). É importante destacar que essa ação possui um caráter preventivo, uma vez que possibilita uma visão mais clara e ampla de si frente à problemática, podendo contribuir para o seu não agravamento e para auxiliar num movimento que pode ser propulsor de mudança.


Como funciona o atendimento:

A ação se dá de forma presencial e individual, através da escuta solidária realizada por um acolhedor do grupo. Ao receber uma solicitação, um membro do grupo viabiliza o local, aciona o acolhedor disponível no momento e informa, via e-mail, ao solicitante os dados do local e o nome do acolhedor que irá atendê-lo. Para solicitar atendimento, basta enviar e-mail para acolhimento@cin.ufpe.br

O Grupo de Acolhimento atende qualquer pessoa vinculada ao Centro de Informática da UFPE: estudantes, professores, servidores técnicos administrativos, terceirizados, bolsistas.


Mais informações: acolhimento.cin.ufpe.br 


Contato: acolhimento@cin.ufpe.br