Bolsas de estudos e financiamentos:

O Centro de Informática da UFPE é financiado com recursos públicos e privados. O programa de pós-graduação disponibiliza centenas de bolsas de mestrado e doutorado as quais são concedidas pelo CNPQ, pelo PROEX/CAPES, pela FACEPE e pela Lei de Informática. Essas bolsas são destinadas unicamente para alunos com dedicação exclusiva, sem qualquer vínculo empregatício. Também podem ser concedidas para os alunos do período letivo corrente da seleção.

Inúmeros projetos de pesquisa são desenvolvidos com recursos do CNPq, da CAPES, da FINEP e da FACEPE.


Programa com inserção internacional:

Uma das características mais marcantes do Programa de Pós-graduação do CIn-UFPE é sua inserção internacional, com inúmeros projetos de cooperação apoiados pelos mais diversos órgãos de fomento. Isso inclui ações como visitas técnicas e científicas a instituições estrangeiras, acolhida de visitantes internacionais, intercâmbio de alunos em programas de doutoramento de tipo “sandwich” e estágios, entre outras atividades.

A internacionalização do Programa é ampliada a cada ano e isso pode ser observado pela crescente participação de nossos docentes em projetos com cooperação internacional, visitas de pesquisadores estrangeiros, além da participação em congressos e visitas científicas fora do Brasil. Essa inserção internacional pode ser medida também pode ser medida pelo aumento no número de artigos em periódicos estrangeiros publicados pelos professores do Programa.

Essa inserção internacional tem possibilitado o envio de discentes para estágios em renomadas instituições no exterior. Em particular, um acordo de cooperação técnica e científica envolvendo a FACEPE e o INRIA (França), vem permitindo a participação de alunos da pós-graduação no Internship Program do INRIA por meio de estágios remunerados de até seis meses. Mais recentemente, a Microsoft Research (MSR) selecionou a UFPE para ser uma das 13 instituições da América Latina a indicar alunos para concorrer a bolsas de doutorado e de estágio na Microsoft Research.


Atividades de pesquisa:

Essas atividades são fundamentais no Programa de Pós-graduação do Centro de Informática da UFPE. Isso fica evidente pelo elevado número de projetos de pesquisa financiados e de publicações. Os docentes do programa estão envolvidos centenas projetos de pesquisa de seus alunos, a maioria financiada por órgãos de fomento como a CAPES, a FACEPE, o CNPq e a FINEP ou por empresas nacionais e transnacionais no âmbito da Lei de Informática, que inclui bolsas de produtividade e vários projetos de cooperação nacional e internacional.


Transferência sistemática dos resultados da pesquisa para a sociedade:

As atividades de pesquisa desenvolvidas no âmbito do Programa de Pós-graduação do CIn-UFPE estão intensamente envolvidas em cooperações com empresas nacionais e transnacionais. Trata-se de projetos incentivados pela Lei de Informática. Essas atividades possibilitam a transferência sistemática dos resultados das pesquisas para a sociedade, o registro de patentes e a melhoria na formação de alunos e professores por meio do contato com problemas reais e metodologias industriais dessas empresas.