Visando à formação de profissionais mais habilitados para enfrentar o mercado, o Centro de Informática (CIn) da UFPE iniciou, em novembro de 2006, a primeira turma de Mestrado Profissional (MPROF). O curso é voltado para empresários da área de Tecnologia da Informação (TI), gestores técnicos e comerciais de TI e gerentes de departamento de TI. Também para pessoas que ambicionem essas posições e tenham vivência como gerentes de projeto, engenheiros de qualidade e líderes de equipe. O MPROF destaca-se não só pela qualidade acadêmica, mas também pela formação de excelentes profissionais que lidam com problemas reais do cotidiano dentro da universidade. O PPGP-CC tem um histórico de sucesso de, em média, 80% em todas as suas turmas.
Duração: 2 anos (extensíveis por até 3 anos).
Modalidade: presencial.
Dias e horários das aulas: o cronograma de atividades do curso é mutável e será informado no edital de abertura do mestrado profissional.
Grade curricular: o curso possui disciplinas básicas, que procuram cobrir um amplo escopo da área de ciência da computação, e disciplinas específicas, que dependem da ênfase do curso. A ênfase é definida de acordo com a demanda do mercado e indicação dos alunos.