O aluno da graduação Tiago Lemos de Araujo Machado e os professores Alex Sandro Gomes e Marcelo Walter do Centro de Informática (CIn) da UFPE tiveram o artigo "A comparison study: sketch-based interface versus wimp interfaces in three-dimensional modeling tasks" aceito no "Latin America Conference on Human – Computer Interaction – CLIHC 2009".

O trabalho apresenta alguns dos resultados de uma Iniciação Científica sobre o tema de Interfaces baseadas em Sketch para criação de conteúdo em três dimensões. O estudo identificou ganhos no Design e na Usabilidade em dois estilos de interação usados pela indústria do entretenimento na modelagem de objetos tridimensionais. Os resultados foram obtidos através de um estudo qualitativo conduzido com usuários voluntários no CIn e na Playlore Gameworks, dando origem a requisitos para novos sistemas de modelagem 3D que possam combinar as duas técnicas interativas de forma a proporcionar uma melhor produtividade ao usuário.

O Latin America Conference on Human – Computer Interaction (CLIHC) é um evento bienal promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Yahoo Research e Universidad Autonoma de Yucatan (UADY). Essa conferência constitui-se em um espaço para a reflexão sobre as atividades de pesquisa, apresentação e discussão de trabalhos em Interação Humano – Computador (IHC). Este ano o tema é The Computer of The Next Billion. O evento será realizado no período de 09 a 11 de novembro de 2009, no Campus da Universidad Autonoma de Yucatan (UADY), no México.

Outras informações acesso o site do evento: http://latin-web.org/clihc09/?op