Já imaginou unir segurança, economia e facilidade em uma viagem de carro? Pois é, esses são os objetivos do Sistema de Caronas Online Bigoo, uma rede social onde qualquer pessoa pode se cadastrar, e a partir daí, solicitar e oferecer caronas. Essa é uma ferramenta pioneira que chega à internet com a missão de diminuir o trânsito na cidade e ainda ajudar seus usuários a economizar. O projeto foi desenvolvido pela Cápsula Inovação em TI, uma empresa de três ex-alunos do Centro de Informática (CIn) da UFPE Francisco Carvalho, Davi Pires e Vitor Costa, que foi incubada pelo Recife BEAT e pode ser conhecido pelo endreço www.bigoo.com.br.

O Bigoo trata-se de uma iniciativa social e ambientalmente responsável, com impactos positivos na diminuição de congestionamentos, emissão de poluentes, consumo de combustíveis fósseis e qualidade de vida nos grandes centros urbanos, além de ser uma opção complementar ao transporte coletivo.

Todo o processo de utilização é completado em poucos cliques, e o usuário navega pelo site de forma intuitiva, deixando para o sistema a tarefa de fazer os casamentos entre oferta e procura. Quem oferece a carona pode escolher o trajeto a ser percorrido, a quantidade de vagas disponíveis, o dia, a hora e estabelecer um valor de contribuição. Quem procura caronas pode vasculhar o sistema em busca de ofertas 24 horas por dia. Quando o site “casa” uma oferta e uma procura, uma mensagem é enviada para ambas as partes, de forma automática.

Projetos de compartilhamento de caronas existem em outras partes do mundo, porém o Bigoo desenvolveu um uma solução para o quesito segurança, um dos grandes empecilhos à cultura de caronas. Nessa ferramenta o usuário pode escolher com quem vai partilhar caronas, se todos, se apenas seus amigos ou incluindo amigos dos amigos. Desta forma, o usuário limita sua oferta/procura a pessoas de confiança suas ou de seus amigos, diminuindo os riscos de problemas com desconhecidos.