O artigo "Desenvolvendo um Programa de Motivação para Engenheiros de Software através de um Método Experimental" de autoria do professor do Centro de Informática (CIn) da UFPE, Fábio Silva, e do ex-aluno do CIn, César França, foi classificado em terceiro lugar na categoria Melhor Artigo do Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software. O simpósio aconteceu entre os dias 5 e 9 de outubro, na cidade de Fortaleza, Ceará.

O trabalho aborda a motivação nos profissionais de engenharia de software a partir de uma pesquisa realizada com 176 profissionais das empresas de Recife. O abstract do projeto aponta que “a motivação de um profissional é um fator que impacta diretamente na sua produtividade no trabalho. No entanto, enquanto outras áreas evoluem para utilizar a gestão de fatores motivacionais como alavanca para o sucesso de projetos, pouco se fez em relação a isto dentro da engenharia de software”.