O Grupo SWORD (Semantic Web and Ontologies Research and Development Group), liderado pelo professor do Centro de Informática (CIn) Fred Freitas, convida a todos a assistir as palestras dos pesquisadores da Universidade de Mannheim, Alemanha, Mathias Niepert e Kai Eckert, hoje (17), às 15 horas, na sala D222.

A primeira palestra tem o título de “Working the Crowd: Design Principles and Early Lessons from the Social-Semantic Web.". Mathias Niepert apresenta um programa indiano que foi um dos pioneiros na área Semantica-Social da Web, descrever os princípios básicos e resultados experimentais do sistema.

Kai Eckert traz dois temas para discussão "Semtinel: A methodology for semiautomatic creation and maintenance of thesauri in retrieval settings." e "Introducing BlogSpread: Plans and ideas for the upcoming project (Kick-Off)". A Primeira traz a questão da automatização de indexação de documentos com objetivo de detectar possíveis problemas e como as anotações em documentos poderiam ser afetadas pelo programa. Como encerramento, o último tema discute o resultado da sua visita e futuros planos e idéias para os próximos passos entre projeto de colaboração entre a UFPE, UFAL e a Universidade de Mannheim.

Os palestrantes fazem parte do grupo de inteligência artificial do professor Heiner Stuckenschmidt da Universidade de Mannheim. Mathias Niepert é PHD pela Universidade de Indiana, (EUA) e Kai Eckert tem o mesmo título pela Universidade de Mannheim.