Para realizar o intercâmbio científico entre Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil e da Espanha, o Centro de Informática (CIn) da UFPE e a Universidad Politecnica Valencia (UPV) estabeleceram um novo projeto de cooperação. Com o título “Integração de técnicas de modelagem organizacional para a geração automática de software: O caso do OO-Method” os professores e alunos integrantes do projeto pretendem desenvolver técnicas relativas à engenharia de requisitos, sobretudo relacionadas com a modelagem organizacional bem como a integração destas técnicas com o desenvolvimento orientado a modelo.

O coordenador brasileiro do projeto é o professor do CIn Jaelson Castro e coordenador espanhol é o professor da UPV Oscar Pastor. De acordo com Jaelson Castro, o objetivo da parceria é formar recursos humanos de alto nível nos dois países. “Neste projeto realizaremos estudos para identificar técnicas que possibilitem melhorar a estruturação dos requisitos. Também pretendemos investigar temas ligados à qualidade, com o objetivo de controlar tanto o processo proposto para produção de modelos organizacionais, como os produtos gerados em cada uma das fases do OO-Method”, apontou o professor.