O ex-aluno do Centro de Informática (CIn) e atualmente Software Design Engineer in Test (SDET) da Microsoft, Mariano Teixeira irá apresentar um webcast sobre o Microsoft PowerPivot – ferramenta de self-service business inteligence que a Microsoft estará lançando como parte do SQL Server 2008 R2, ainda no meio deste ano. A apresentação acontecerá no sábado, 1º de maio, por volta das 14 horas (horário de Brasília) e terá três webcasts em sequência que podem ser vistos pelo site http://bit.ly/powerpivotday.

A primeira será apresentada em português, a partir de Curitiba, pelo mestrando da PUC-PR Thiago Zavaschi, que fará uma introdução Microsoft PowerPivot. A segunda será apresentada de Redmond (EUA) pelo ex-aluno do CIn Mariano Teixeira que vai falar sobre o PowerPivot for SharePoint. Por fim, a terceira será exibida em inglês, de Cleveland (EUA), pelo Chief Technology Officer da Pivotstream, Rob Collie que vai falar sobre a DAX – a linguagem de consulta.

De acordo com Teixeira, que trabalhou no desenvolvimento da ferramenta, o PowerPivot é a ferramenta de Self-Service Business Inteligence da Microsoft que consiste em dois produtos: o PowerPivot for Excel 2010, que é um plug-in para o Excel 2010, e o PowerPivot for SharePoint 2010. “O PowerPivot for Excel é a ferramenta de análise de dados que usa a interface já bem conhecida, o Excel, para construir e executar análises interativas de grandes quantidades de dados em memória e o PowerPivot for SharePoint tem como objetivo compartilhar de forma eficiente e segura, além de proporcionar gerenciamento e monitoramento centralizado”, explica o SDET da Microsoft.

Mariano Teixeira trabalha na Microsoft desde 2007 e foi aluno do curso graduação de Ciência da Computação do CIn de 1996.2 a 2001.1. Também concluiu o mestrado em Ciência da Computação (Banco de Dados) no Centro de 2003 a 2005 sob orientação da professora Ana Carolina Salgado e coorientação do professor Sérgio Lifschitz (PUC-Rio).