Já imaginou um site que sugere as melhores opções de lazer da cidade de acordo com o perfil do usuário? Essa foi a idéia de um grupo de 15 alunos do Centro de Informática (CIn) da UFPE. Eles desenvolveram um website colaborativo chamado CATS (City Activities Tagging System). Nele é possível acessar facilmente as atividades de lazer disponíveis na cidade que têm mais a ver com o perfil cadastrado. A iniciativa surgiu por causa da disciplina Projeto de Desenvolvimento, mais conhecida como “Projetão”. Os estudantes chegaram a realizar uma pesquisa com 336 participantes para aprimorar o conceito da proposta.

Dos entrevistados, 75% disseram ter o costume de visitar locais destinados a cultura e lazer, mas que também têm interesse em conhecer novas opções. Ainda 88% das pessoas declararam levar em consideração o público do local e o evento antes de decidir para onde ir. Essas estatísticas indicaram a necessidade de apresentar ao público as possibilidades de diversão num formato mais eficaz, considerando o perfil do usuário na sugestão de atividades cujas características se assemelham às dele.

Apesar de o projeto ter surgido durante as aulas no CIn, os integrantes têm interesse de levar a idéia adiante. O objetivo é buscar incubação e participar de competições de inovação para conseguir capital, já que o CATS precisa rodar sobre um servidor cloud escalável e o custo de um servidor deste tipo chega a quase R$ 1.000,00 reais por mês.

Os elementos do site serão formados por Eventos, Sistema de recomendação e uma Rede Social para adicionar os amigos. A relação de amizade é importante para que o usuário saiba os eventos em que seus amigos irão. Também será possível ver quem vai na página do evento, além de um resumo do público que exibe a faixa-etária e o sexo das pessoas que confirmaram presença. A fim de motivar os usuários, o CATS dá pontos à medida que o sistema é usado, como por exemplo, quando é criado um evento ou é feita a edição das páginas. Quanto mais pontos o usuário possuir, mais funcionalidades ele ganha. Caso faça alguma ação ou contribuição importante para o site, ele ganhará um Badges, que são ornamentos para o perfil público do usuário que servem como reconhecimento pela contribuição.
O CATS possuirá também uma versão mobile que funciona em celulares a partir do sistema operacional Android. Nesta versão, o sistema usa o GPS embutido para localizar o usuário, sugerindo eventos próximos a ele. Além das informações disponíveis na versão web, o usuário ainda pode saber a qual distância o evento está em relação a ele.