Os ex-alunos do Centro de Informática (CIn) da UFPE, Jerônimo Barbosa (Jeraman) e Filipe Calegario, foram premiados com Menção Honrosa no Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, o FILE 2010, com o trabalho “Marvim Gainsbug”, na categoria Linguagem Digital. Isto prova a qualidade da produção pernambucana em Arte e Tecnologia. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 27 de Julho, em São Paulo.

O “Marvim Gainsbug” é um músico, cantor, compositor. É um software que atua baseado no Twitter, programado com o objetivo de compor e executar canções, com letra e música, em tempo-real. No FILE 2010, um dos maiores festivais da América Latina na área, este trabalho alcançou a importância de ser um dos poucos do Brasil a receber prêmio.
Com o objetivo de premiar, incentivar e estimular o aparecimento de novos talentos, o FILE é uma organização cultural, sem fins lucrativos, que visa desenvolver projetos inovadores e criativos na área das artes e das tecnologias. Em 2010, 44 países concorreram em três categorias: Arte Interativa, Linguagem Digital e Sonoridade Eletrônica. Além dos três primeiros lugares, cada categoria concedeu cinco menções honrosas aos melhores projetos.
A obra pernambucana seguirá livre para visitação na Galeria de Arte do SESI, na Avenida Paulista, São Paulo, até o dia 29 de Agosto, integrando a mostra do FILE 2010. Para mais informações sobre o trabalho consulte: http://migre.me/11FcK