Utilizando os conceitos assimilados durante o curso de graduação em Ciência da Computação do Centro de Informática (CIn) da UFPE, os estudantes-empreendedores André Carvalho, do sexto período, e Rafael Carvalho, formado em 2008, desenvolveram o website Sinopse do Livro com o objetivo de incentivar o hábito da leitura.

Com design leve e interface amigável, o site tem um acervo de livros catalogados por chaves de busca que facilitam a pesquisa dos usuários, estimulando o hábito da leitura. No Sinopse do Livro, o leitor consegue visualizar os livros por assunto, por gênero e por autor; além dos livros mais vendidos da semana e dos mais populares no período determinado. Na seção “O que Ler”, o usuário recebe sugestões da leitura mais se adequada aos seus gostos, bastando responder a um curto questionário antes de desfrutar.

“A ideia trouxe inovação para a internet em relação a informações culturais. Conheci o site através de um amigo e achei fácil de navegar. Nele eu posso encontrar mais livros sobre um assunto de meu interesse e escolher a próxima leitura. Também posso pesquisar preços e ter acesso a promoções”, afirmou o médico e leitor José Augusto Barros.

Segundo André Carvalho, é um site interativo voltado para os aficionados por leitura; um espaço para encontrar resumos, dar sua opinião sobre livros, participar de enquetes, acompanhar as novidades do mundo literário e até comprar livros através de sites parceiros. É um lugar também para os autores divulgarem gratuitamente a sua obra e biografia. “É de extrema importância para escritores, leitores e a todos interessados no Universo Literário. Com inteligência, faz a divulgação das obras e remete a uma democrática discussão sobre elas. É um canal de visibilidade, pois no site não constam apenas obras de escritores consagrados ou de livros que são fenômenos editoriais. Algo que faltava para nós, escritores, e para todos que estão descobrindo o amor pelos livros”, disse o escritor José Oliveira, autor dos livros Amargo Pecado e O Réu dos Sonhos.

A iniciativa dos estudantes está afinada com os propósitos do CIn no propósito de viabilizar parcerias entre a Universidade e a iniciativa privada, através de convênios para o desenvolvimento de pesquisas na área de Tecnologia da Informação (TI) e variados modelos de cooperação que incentivam a mudança na cultura da relação Universidade-Empresas e estimulam nos alunos o espírito empreendedor.
Para conhecer o website basta acessar: http://www.sinopsedolivro.net