Ter a oportunidade de trabalhar numa das maiores empresas de TI do mundo é o sonho de muitas pessoas da área de informática. Porém para dois pernambucanos esse sonho se tornou real. Maira Tavares e Victor Medeiros, alunos de graduação do Centro de Informática (CIn) da UFPE, estagiaram durante 3 meses na sede do Facebook nos Estados Unidos, em Palo Alto, Califórnia.

Tudo começou durante a Maratona de Programação em 2009. Em outubro do ano passado eles se consagraram como campões latino-americanos da competição e foi na fase brasileira do evento que os estudantes assistiram a uma palestra de um Engenheiro do Facebook. O profissional divulgou que a empresa abriria vagas de estágio para os participantes das equipes que chegaram até aquela etapa. Os alunos se inscreveram para a seleção, foram entrevistados e aprovados para o cargo. Eles começaram em maio e no início deste mês voltaram ao Recife com muitas histórias na bagagem.  “Certamente que foi uma experiência incrível, trabalhando em uma empresa grande e de sucesso como o Facebook”, conta Maira. Ela ficou impressionada com o ambiente de trabalho, cheio de máquinas de comida e cafeteiras espalhadas por toda empresa – disponíveis de graça para os funcionários. Isso sem falar nos monitores com gigantescas telas e os gadgets, como smartphones e notebooks, disponibilizados para a realização de seu trabalho. Durante a estadia, Maira e Victor participaram de diversas atividades realizadas pelo Facebook, como “caças ao tesouro” e competições esportivas. Também puderam ter contato direto com pessoas do mundo inteiro, como chineses, indianos e americanos que compõem o variado público da rede social mais acessada do mundo com cerca de 1 bilhão de visualizações por mês.
Victor, ficou impressionado não só com a estrutura física da empresa, como pela forma organizacional dela. “Os estagiários lá têm muita liberdade no trabalho. Fazíamos atividades muito similares aos contratados, recebíamos projetos de fato importantes e que iam sendo incorporados ao Facebook”, diz. Ele ressalta a importância de poder conversar abertamente com os demais membros e destaca um fato que achou interessante. “A empresa praticamente não tem paredes. Você pode andar por ela livremente, passando entre estagiários, gerentes, pessoal de recursos humanos e até o próprio Mark Zuckerberg, Diretor Executivo do Facebook”, completa.

A Professora do CIn, Liliane Salgado (treinadora da equipe vencedora composta por Maira e Victor juntamente com Pedro Bello – também estudante do Centro), fala sobre o desempenho de seus alunos. “Eles representaram nossa instituição com muito talento e sucesso”. Liliane também afirma que empresa americana tem grande interesse em ampliar a parceria com a UFPE. “Nos contatos recebidos do Facebook, foi reafirmado o reconhecimento da nossa universidade e o excelente desempenho dos nossos maratonistas”, declara. Como prova desse reconhecimento, Maira já foi contratada e volta aos Estados Unidos no final do ano logo depois de se formar e Victor vai estagiar novamente na organização no próximo ano.