O Programa de Educação Tutorial (PET) do Centro de Informática (CIn) da UFPE  traz novamente para a Universidade um posto temporário do HEMOPE. A coleta de sangue será feita no dia 02 de setembro das 08h às 12h e das 13h às 17h. O CIn convida os estudantes, professores e funcionários a serem solidários com o próximo e colaborarem com a iniciativa. O PET também pede que os doadores venham de vermelho para simbolizar a campanha.

 
Desde 2007, o CIn colabora com o abastecimento do banco de sangue do HEMOPE e se destaca comparado a outros centros da universidade. Em campanhas anteriores já foram alcançadas 108 doações e a meta é aumentar esse número de doadores. Portanto, se você está em boas condições físicas para doar não deixe de contribuir. 
 
Para ser um doador é necessário:

1. Identificação: É obrigatória a apresentação de um documento oficial, com foto. 
2. Idade: O doador deve ter, no mínimo, 18 anos completos e, no máximo, 65 anos. 
3. Peso: Pesar no mínimo 50 kg. 
4. Pulso: Características normais, com freqüência entre 60 e 100 bpm. 
5. Menstruação: Não contra-indica a doação. 
6. Freqüência e intervalo entre as doações: Máximo de quatro doações ao ano para o homem e três para a mulher. 
7. Alimentação: O doador deve fazer uma refeição leve antes da doação. Não pode doar quem estiver em jejum prolongado (mais de 12 horas). 
8. Saúde: É importante que o doador esteja se sentindo bem e que não esteja doente. 
9. Atividades: O candidato que for piloto de avião ou helicóptero, motorista de carretas ou ônibus, trabalhar em andaimes ou praticar pára-quedismo ou mergulho e não puder interromper, por pelo menos 12 horas, as suas atividades, não pode doar sangue. 

*Qualquer critério para a doação pode ser alterado pelo médico, a quem cabe, de acordo com a situação, a autorização final.

Comentários desativados