O curso de Ciência da Computação do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) se destacou no Sistema de Avaliação da Pós-graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).  Com atribuição de notas na escala de "1" a "7", o conceito 6 coloca o curso entre os melhores do Brasil em relação ao mestrado e doutorado acadêmico, junto com a UFRGS, UNICAMP, USP/SC, PUC/RJ, UFMG e UFRJ. Já se tratando do Mestrado Profissional a UFPE lidera o ranking, sendo a única a alcançar conceito 4, deixando para trás UNIFASC, UECE e CESAR.

A avaliação da Capes foi iniciada em 1976 com o papel de estabelecer um padrão de qualidade levando o desenvolvimento da pós-graduação e da pesquisa científica e tecnológica no país. Os conceitos são restabelecidos a cada três anos e são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).