Desenvolvida pelo Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em parceria com o Departamento de Sistemas e Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a Test and Requeriment Generation Tool (TaRGeT) foi premiada com o título de Best Tool no Congresso Brasileiro de Software (CBSoft 2010), ocorrido entre 27 de setembro e 1º de outubro, em Salvador, Bahia. Sua principal funcionalidade está na geração automática de casos de teste a partir de documentos de casos de uso escritos em linguagem natural.

O projeto desta ferramenta teve início no time do Projeto de Pesquisa do CIn/Motorola, formado por alunos de mestrado e doutorado e por professores, e contou durante 4 anos com o suporte da Motorola, através do projeto de cooperação com o CIn-UFPE, que faziam pesquisas buscando otimizar os processos de teste utilizados. Isso permitiu a geração das primeiras versões da ferramenta para uso em ambiente real, de produção. Hoje o projeto é parte integrante do INES (apoiado pelo CNPq e FACEPE), e tem como objetivo transformar em uma linha de produtos TaRGeT com configurações diferentes que atendam às necessidades de usuários específicos.

Segundo a equipe, eles inscreveram um artigo sobre a TaRGeT para a sessão de ferramentas do CBSoft. Então, o trabalho foi selecionado e, em     seguida, premiado. A expectativa agora fica por conta de atrair novos clientes para a TaRGeT.