Não enfrentar a fila do caixa e pagar sua conta em boates ou restaurantes através do celular com acesso à internet já é possível. Um grupo de alunos do Centro Integrado de Tecnologia da Informação (CITi), empresa júnior do Centro de Informática (CIn) da UFPE, desenvolveu um sistema de pagamento móvel (mobile payment) conectado por WiFi ou 3G, chamado MobiCLub. O projeto concorre ao Prêmio Pernambuco Inovador 2010 junto com mais dois desenvolvidos no CITi.

Segundo o Conselheiro Executivo do CITi e membro da equipe deste projeto, Bruno Inojosa, o Mobiclub é integrado diretamente com o sistema financeiro do estabelecimento, logo o usuário poderá consultar e autorizar o pagamento de sua conta, mediante a utilização de um aparelho móvel com acesso à internet. Depois de realizar o pagamento, o software financeiro do estabelecimento é automaticamente informado e a conta do cliente já está registrada como "paga". “Assim, os clientes não precisam se preocupar em passar no caixa e as filas dos estabelecimentos diminuirão”, diz o aluno.

O papel do Prêmio Pernambuco Inovador é principalmente de estimular as ideias inovadoras baseadas na Tecnologia da Informação. “A oportunidade abriu espaço para a criação da nossa primeira empresa e muito da experiência vivida do CITi está sendo aproveitada. Atualmente, estamos na incubadora CAIS do Porto Digital, onde podemos amadurecer profissionalmente e desenvolver nosso espírito empreendedor, que foi bastante aguçado”, afirma Bruno Inojosa.

Além dele, o projeto conta com mais três integrantes: o vice-presidente e o Gerente de Marketing do CITi, Tiago Leite e Danilo Ferreira; e o aluno Tiago Canto.