Muita gente acha difícil decidir para onde ir em seu tempo livre. Por isso, um grupo de alunos do Centro de Informática (CIn) da UFPE criou o CATS, um sistema colaborativo para visualização de atividades de lazer que destaca eventos populares e recomenda os que mais se alinham ao perfil do usuário e dos seus amigos. Este projeto está junto ao Centro Integrado de Tecnologia da Informação (CITi), empresa júnior do CIn na disputa pelo Prêmio Pernambuco Inovador 2010.

De acordo com a Conselheira do CITi e integrante do projeto CATS, Laís Varejão, as pessoas optam por locais e eventos que se adéquam ao seu perfil, mas com tantas opções e com a dificuldade de encontrar informações atualizadas, é difícil tomar essa decisão. Para solucionar esse problema, idealizou-se o CATS (City Activities Tagging System), um sistema web e mobile colaborativo para ajudar o usuário a encontrar eventos e locais interessantes para ele.
“Os diferenciais em relação a todos os concorrentes são muitos: oferecemos informações sobre a faixa-etária e o status de relacionamento do público que frequenta os determinados lugares; damos a proporção homem-mulher de cada evento; e, além de listar os eventos e exibi-los no mapa da cidade, o CATS proporciona uma visualização mais intuitiva da popularidade das atividades através de um treemap. E, principalmente, não há concorrente que recomende os eventos cujo perfil mais se adéqua às preferências do usuário”, afirma Laís.
Participam também do projeto: Arthur Rizzo; Eduardo Pires; Flávio Juvenal; Paulo Barros; Paulo Oliveira; Rafael Carvalho; Victor Alencar; e Victor Lorena.