O “Special Interest Group on Programming Languages ” (Grupo de Interesse Especial de Linguagens de Programação) premiou o aluno do Centro de Informática (CIn) da UFPE, Márcio Ribeiro com o “John Vlissides Award”. A premiação dada pela SIGPLAN é um reconhecimento das contribuições à ciência da computação. Ela é concedida anualmente a um estudante de doutorado de qualquer parte do mundo que participa do Simpósio OOPSLA (Object-Oriented Programming, Systems, Languages, and Applications) com uma pesquisa em software aplicado.

Márcio foi orientado pelo professor do CIn, Paulo Borba, e para participar submeteu um trabalho num formato exigido pela ACM (Association for Computing Machinery), que foi avaliado e aceito pela banca. O estudante defendeu a proposta no Simpósio, que concede à melhor proposta um prêmio em dinheiro. “Acredito que eles levam em conta como eu apresentei e como eu me comportei na defesa durante as perguntas da banca”, diz Márcio. Ele foi o primeiro brasileiro contemplado. Além do artigo premiado pelo OOPSLA, outro trabalho foi aceito num evento paralelo chamado Onward.