Na próxima quinta (25) e sexta-feira (26), pesquisadores da Alemanha se encontrarão no Centro de Ciências Biológicas (CCB) para participar do 1st Brazilian-German Meeting of Plant Systems Biology and Bioenergy. O evento, que tem por objetivo viabilizar parcerias entre estudiosos alemães e a UFPE, contará com palestra da professora do CIn, Kátia Guimarães.
Na quinta-feira, a programação de palestras terá início às 8h30 no auditório do CCB. A participação da docente do CIn está prevista para às 14h30. “Irei apresentar as técnicas computacionais para inserir redes biológicas, redes gênicas e redes de interação de proteínas”, explicou a professora Kátia, que há dez anos atua na área de biologia computacional.
Na sexta-feira, o dia será reservado para a realização de visitas a alguns Centros de ensino da UFPE. Uma delegação de 14 pesquisadores alemães, entre eles o presidente da Universidade de Postdam e do DAAD, professor Sabine Kunst, irá conhecer o trabalho do CIn, do Instituto Pernambucano de Pesquisas Agropecuárias (IPA), do Centro de Tecnologia do Nordeste (CETENE) e de laboratórios do Departamento de Genética.
A visita ao CIn será a partir das 11h. No auditório do Centro, a delegação terá a oportunidade de conhecer melhor as pesquisas que vêm sendo realizadas. Haverá apresentação dos professores Kátia Guimarães, Ivan Gesteira, George Darmiton, Tsang Ing Ren, entre outros.