A intenção era apenas testar as possibilidades de realização de negócios na internet, mas a ideia deu tão certo que Rafael Carvalho e André Carvalho, estudante e ex-estudante do Centro de Informática (CIn) da UFPE acabaram virando donos de um guia de leitura virtual acessado por mais de 5 mil pessoas todos os dias. No WWW.sinopsedolivro.net, os usuários encontram resumos de mais de 2,8 mil títulos, cedidos pela editora ou pelo próprio autor.

 
O mais interessante é o empreendimento ter saído da imaginação de iniciantes na área de informática com pouca experiência em negócios na rede. Na época em que a página foi criada, em 2008, um dos donos da ideia, Rafael, estava iniciando o curso de Ciências da Computação na UFPE. “A gente percebeu que existia essa lacuna no mercado e resolveu criar um site onde as pessoas pudessem obter informações mais precisas sobre os livros e também dar sua opinião”, explicou o estudante que agora está no 6º período da graduação.
 
Segundo ele, a iniciativa é resultado não só de sua capacidade de empreender, mas também do contínuo estímulo que os estudantes do CIn recebem, através da Coordenação de Cooperação e Empreendedorismo, de desenvolver atividades que coloquem em prática os conteúdos apreendidos na Universidade.
 
Estudantes, profissionais e pesquisadores da área de Tecnologia da Informação (TI) que tiverem interesse em conhecer de perto o sistema desenvolvido no Sinopse do Livro e trocar ideias com os idealizadores do site sobre tecnologias WEB e inovação no Estado devem ir ao Armazém 13, no Recife Antigo, onde há um estande do Sinopse dentro da feira expoidea. O evento, que segue até o próximo sábado (27), tem por objetivo reunir empreendedores, inovadores e investidores que se preocupam com o crescimento sustentável.
 
Além de expositores, os jovens Rafael e André ainda funcionaram como parceiros da Feira. Eles desenvolveram o sistema dos totens interativos que estão disponíveis na expoidea. Os totens são terminais multimídia onde os visitantes podem conferir a programação do evento e avaliar a estrutura e organização da Feira. 

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00