O professor do Centro de Informática (CIn) da UFPE, Eduardo Tavares, que foi ex-aluno de mestrado e doutorado do Centro, teve sua tese de doutorado publicada pela Lambert Academic Publishing (LAP). O título do livro é "Software Synthesis for Energy-Constrained Hard Real-Time Systems" e apresenta um mecanismo de geração de código para sistemas de tempo real crítico com restrições de energia.

Segundo Eduardo Tavares, como as restrições temporais e de energia são usualmente conflitantes, a tese demonstra um mecanismo baseado em modelos formais para geração de código a fim de que os sistemas de tempo real críticos tenham as restrições temporais satisfeitas. Quando não atendidas, situações catastróficas podem ocorrer, como a danificação do equipamento ou até mesmo perda de vidas humanas. Dispositivos médicos (ex: oxímetro de pulso), aviônicos, sistemas automotivos drive-by-wire são exemplos de sistemas de tempo real crítico. Ainda de acordo com o professor, a importância do consumo de energia, de forma representativa, para dispositivos médicos portáteis , é de prolongar o uso da energia armazenada na bateria, e , consequentemente, estender a operação do sistema.
“Editoras como a LAP estão publicando teses de doutorado concebidas ao redor do mundo, permitindo uma maior facilidade de acesso a esses documentos pela comunidade científica. Ademais, as publicações não produzem custos para os autores e os mesmos possuem participação nos royalties”, explica o professor Eduardo.