O aluno do doutorado do Centro de Informática (CIn) da UFPE e professor do curso de Engenharia de Computação da Poli-UPE, Bruno Fernandes, está participando de um acampamento de robótica (Boot Camp) que fica localizado no Goddard Space Flight Center, um dos maiores centros da NASA nos Estados Unidos.
A participação se deu através de contato com os engenheiros da NASA, Michael Comberiate (NASA Mike) e Marco Figueiredo, na Campus Party deste ano. “Eles se interessaram pelo trabalho que já desenvolvia aqui e me designaram como um dos líderes no Brasil que deveria escolher um grupo para ir ao acampamento.”, conta Fernandes.
Juntamente com outros brasileiros e também argentinos, mexicanos e americanos, está sendo desenvolvido um projeto de robótica denominado LARGE (LIDAR-Assisted Robotic Group Exploration), no qual Bruno atua como consultor, auxiliando a equipe a resolver problemas relacionados à visão computacional. O LARGE tem por objetivo macro realizar o mapeamento de Marte utilizando câmeras LIDAR que calculam a distância exata de cada ponto ao redor da câmera para a mesma.
Além deste, está em andamento outro projeto que consiste em desenvolver um quadricóptero para vôos autônomos. Esse equipamento deverá auxiliar o robô de outro projeto, o GROVER, que realizará pesquisas científicas na Groelândia. “Nesse projeto, uma equipe na PUC-RS deverá desenvolver o quadricóptero, e eu, em Recife, ficarei a cargo de desenvolver o projeto de visão computacional do mesmo.”, explica o aluno.

Sobre o Boot Camp –
É um evento que acontece todos os anos e é mais restrito a estudantes de pós-graduação americanos, mas estudantes de vários lugares do mundo também podem participar. A maior parte dos projetos desenvolvidos visa servir como prova de conceito e é uma oportunidade para se recrutar potenciais novos engenheiros da Nasa.