Como resultado da disciplina Projeto de Desenvolvimento (Projetão), alunos do Centro de Informática (CIn) da UFPE, membros da empresa Idee, estão desenvolvendo uma solução para o grave problema da sociedade em economizar energia, o Economize.

O projeto identifica os equipamentos ligados à rede e gera gráficos de consumo que podem ser acessados por dispositivos conectados à Internet. Mas segundo a Chief Brand Officer (CBO) da Idee, Josiane Bezerra, só isso não é suficiente. “O Economize propõe primeiramente foco, identificando os maus hábitos das pessoas e gerando metas, uma por vez. Depois, monitoramento: o sistema acompanha a evolução da família e mostra se eles conseguirão atingir a meta do mês ou não. Ele também dá sugestões de como atingir essas metas. Por último, a recompensa: a cada meta atingida, a família ganha ecoins, que poderão ser trocados por um desconto em uma geladeira nova, por exemplo.
De acordo com Josiane, inclusive as crianças podem ser envolvidas, através de jogos ecológicos. “Os mais preocupados poderão calcular o impacto ambiental gerado pelo consumo de energia e a família toda pode compartilhar seus avanços nas redes sociais. O Economize torna fácil e divertida a tarefa de economizar energia”, destaca a CBO da Idee.
Na disciplina Projetão, os alunos formam equipes e criam empresas fictícias para desenvolver projetos que tenham valor para a sociedade. Para Josiane a principal contribuição da disciplina está no relacionamento entre pessoas e na concepção do produto, que exige uma vasta pesquisa de mercado, tecnologias, estado da arte. “É o primeiro contato de boa parte dos alunos com o empreendedorismo”, afirma.
A Idee foi montada pelos alunos: Paulo Borges, Angelo Brito, Josiane Bezerra, Carlos Frederico, Sofia Galvão, Luís Medeiros e Bruno Macena.
Mais informações em: http://www.idee.eng.br/