A disciplina Projeto de Desenvolvimento, o Projetão, do Centro de Informática (CIn) da UFPE, sempre incentivando os alunos a criarem produtos inovadores dentro de um ambiente fictício de uma empresa, traz mais uma contribuição para a sociedade. Trata-se do Clean Care, produzido pela empresa Glad Solutions. O objetivo do trabalho propõe a redução dos números de infecções hospitalares.
“Foi pesquisado e constatado que o grande vilão das infecções hospitalares são as mãos , pois não são lavadas na frequencia e na técnica correta. Visando isso, o Clean Care ataca esses problemas utilizando tecnologias de processamento de imagem, combinados com luz negra e sabão com componentes luminescentes para tratar a qualidade da lavagem e com a tecnologia RFID em crachás para controle da freqüência”, explica o Gerente Geral do Projeto, Raphael Lima.
Para Raphael o Projeto de Desenvolvimento é considerado uma das melhores disciplinas da graduação, porque dá a oportunidade de por em prática as ideias e também de criar de novos empreendimentos, simulando um cliente real e uma hierarquia de empresa. “O Projetão prepara o aluno com perfil empreendedor”, completa.
A empresa criadora do Clean Care, a Glad Solutions, é composta por Bruno Harada (Desenvolvedor de Sistemas Embarcados), Caio Fernandes (Gerente da Interface com a biologia e química), Edilson Augusto (Gerente web e Bando de Dados), Gustavo Nobrega (Desenvolvedor do Processamento de Imagem), Jairo Tiburtino (Desenvolvedor web e Banco de Dados), José Ivson (Gerente do Processamento de Imagem), Luiz Carlos (Assistente da Interface com a biologia e química), Luiz Zelaquett (Desenvolvedor de Sistemas Embarcados), Pedro Rodolfo (Desenvolvedor do Processamento de Imagem), Rafael Castro (Desenvolvedor de Sistemas Embarcados e Gerente de Usabilidade) e Rafael Toscano (Desenvolvedor de web), além de Raphael Lima (Gerente de Sistemas Embarcados e Gerente Geral).