A equipe de alunos do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) teve seu projeto selecionado para o Projeto Polinovação, da Universidade de Pernambuco (UPE). Os autores são Bruno Harada, Caio Fernandes, Edilson Augusto, José Ivson, Luiz Carlos, Pedro Rodolfo, Rafael Castro, Rafael Toscano e Raphael Nobre, do curso de Ciência da Computação; e Jairo Tiburtino, de Engenharia da Computação.

O Clean Care permite o escaneamento das mãos dos funcionários de UTIs – após a lavagem com sabão combinado a um composto luminescente – e registra em seu crachá informações sobre a higienização pessoal. Com a fiscalização, o grupo espera um combate mais eficaz de infecções hospitalares. Para isso, foram desenvolvidos softwares “tanto para a avaliação da lavagem quanto para o controle de cada funcionário”, segundo Raphael. “É muito gratificante saber que o seu trabalho está sendo reconhecido”,ele comemorou.

O tema surgiu devido à necessidade de profissionais da área em fiscalizar o processo de higienização dos que entram e saem na Unidade de Terapia Intensiva, a exemplo de um parente de um dos membros da equipe. O trabalho foi selecionado na categoria “Células Empreendedoras de Produtos Inovadores” e será exposto na Semana Universitária da UPE, de 18 a 21 de outubro. Os alunos receberão apoio de uma rede de empresas, professores e demais polinovadores selecionados.