Após mais duas semanas de ter sido disponibilizado publicamente para download, o artigo The song of the sirens: Google Book’s Project and copyright in a digital age”, de autoria de Clarice Castro, doutoranda do Centro de Informática (CIn), e do professor Ruy de Queiroz continua entre os mais baixados no portal Social Science Research Network (SSRN). Desde o dia 12 de setembro os números somam mais de 90 downloads.
O artigo trata do Acordo Alterado do Google com a Associação de Autores Americanos (AAP), assinado após a classe ter entrado com uma ação coletiva contra o site, alegando que a disponibilização de livros que ainda não estão em domínio público fere a lei de direitos autorais americana.
O objetivo da autora é explorar o conceito de "uso justo" ou "exceções e limitações aos direitos de autor", que prevê total acesso aos livros em qualquer biblioteca, individual ou arquivo, contanto que eles sejam utilizados para fins didáticos ou científicos. Já que o termo assinado fracassou em março de 2011, mesmo tendo ocorrido alterações no Books que restringem o acesso dos usuários a apenas trechos das obras.

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00