O aluno de mestrado do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Marcello Ramalho está concorrendo ao V Prêmio Ação Coletiva, do Portal do Software Público Brasileiro (SPB). A escolha dos premiados agora está na fase de júri popular, através do voto direto. Para apoiar Marcello, basta se cadastrar gratuitamente no Portal e responder à pesquisa.

Marcello é coordenador do projeto Amadeus, gerindo principalmente a área de comunicação interna e externa. Para ele, o trabalho “é um verdadeiro prazer, pois envolve a missão de ajudar as pessoas a aprender, traz sentimentos difíceis de descrever”. Ao receber a notícia de que fora indicado, afirma que se sentiu lisonjeado. “Estou executando meu trabalho de forma simples e até com dedicação inferior à que eu gostaria, em função de estudos e trabalhos outros”.

Ele conta com a ajuda dos amigos e da comunidade do projeto para angariar votos. A união dos participantes já deu certo uma vez: em 2010, o vencedor do Prêmio foi o líder da equipe de desenvolvimento do Amadeus, Thiago Araújo. Nesta edição, a expectativa é continuar destacando o trabalho da equipe fora do estado. “Gostaria que o Projeto conquistasse o merecido destaque entre os softwares nacionais, e porque não internacionais? Esse ano a repetição do prêmio seria uma confirmação de que estamos ganhando espaço, prestígio e reconhecimento”, declarou Marcello.

O vencedor receberá um notebook de última geração pelo seu trabalho colaborativo, que será entregue no dia 25 de outubro, durante a abertura do Encontro Nacional de Tecnologia da Informação, que ocorrerá em Brasília. O prêmio Ação Coletiva é organizado pela Associação de Tecnologias Abertas e patrocinado pela Intel. A comissão de avaliação é composta pelos coordenadores das comunidades e a coordenação geral do Portal SPB.