O aluno de mestrado do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Marcello Ramalho venceu o V Prêmio Ação Coletiva, do Portal do Software Público Brasileiro (SPB). A escolha final se deu por Reconhecimento Técnico. Ele recebeu um notebook na cerimônia de abertura do Encontro Nacional de Tecnologia da Informação, em Brasília, em 25 de outubro.

Marcello é coordenador do projeto Amadeus e gerencia a área de comunicação interna e externa, trabalho que, para ele, “é um verdadeiro prazer, pois envolve a missão de ajudar as pessoas a aprender”. No entanto, afirmou ter recebido com surpresa a notícia de que ganhara o prêmio. “Foi uma honra recebê-lo pelo Projeto”, declarou. E concluiu agradecendo “a todos que votaram (na etapa de júri popular) e, principalmente, à Comunidade Amadeus e ao grupo CCTE, do CIn, por terem me ensinado tanto”.

Em 2010, o agraciado pelo Prêmio foi o líder da equipe de desenvolvimento do Amadeus, Thiago Araújo. Com esse “bicampeonato”, a expectativa é continuar projetando o trabalho da equipe nacional e até internacionalmente. Sobre os próximos trabalhos, Marcello espera que sejam “tão engrandecedores como o atual”.

O prêmio Ação Coletiva é organizado pela Associação de Tecnologias Abertas e patrocinado pela Intel. A comissão de avaliação é composta pelos coordenadores das comunidades e a coordenação geral do Portal SPB.