O time “Challenge Accepted!”, composto pelos alunos do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Filipe Martins, Luiz Afonso e Davi Duarte, venceu no último fim de semana (4 e 5 de novembro) a Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Filipe e Luiz são bicampeões e irão mais uma vez à etapa internacional. É a quarta vez que uma equipe do CIn conquista o prêmio nacional.

“É muito legal conseguir, a gente treina todo sábado, mas também durante a semana. A sensação é de realização, de cumprir o que a gente queria fazer”, comemora Filipe Martins. Eles participarão, em maio do próximo ano, de um treinamento em São Paulo junto das equipes brasileiras que também irão à fase internacional. Segundo o estudante, é uma excelente oportunidade de trocar conhecimentos. “Lógico que tem competição durante o evento, mas antes a gente discute os problemas, vê as questões que os outros não sabem fazer”, declarou. Entre as equipes latino-americanas, a de Filipe e Luiz ficou em segundo lugar, atrás apenas da Argentina.

A professora Liliane Benning, que apóia a equipe nos treinamentos semanais, contou que o primeiro lugar estava indefinido até os últimos momentos. “Tivemos uma tarde memorável e fomos buscar este titulo com uma questão resolvida aos 15 segundos”. Além do primeiro lugar, o time “Fulano, Beltrano e Sicrano”, formado pelos alunos do CIn Israel Batista,Marcio Barbosa e Pedro Victor, ficou em sétima posição. A expectativa é de que os resultados incentivem os demais alunos do Centro a participarem da competição, que visa promover a criatividade, capacidade de trabalho em equipe, busca de novas soluções de software e habilidade de resolver problemas sob pressão.

Em 2010, foram mais de 24 mil inscritos de 2070 universidades em 88 países. Cerca de 100 participaram da final mundial. O Brasil foi representado por seis equipes: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Universidade Federal do Paraná (UFPR); Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA); Universidade de São Paulo (USP) – Escola Politécnica; e Universidade de São Paulo (USP) – Instituto de Matemática e Estatística.