Dois estudantes de doutorado da Universidade de Ottawa, no Canadá, desembarcaram no Centro de Informática (CIn) da UFPE para desenvolver pesquisas nas áreas de redes de computadores, aprendizagem de máquina e mineração de dados. Os alunos Diman Ghazi e Colin Bellinger passarão seis meses financiados pelo projeto CAPES-DFAIT, que trata da colaboração em pesquisa entre o CIn/UFPE e a Escola de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação da Universidade de Ottawa (EECS/uOttawa). Além disso, ainda este ano, dois alunos de doutorado do CIn, Amílcar Soares e Bruno Moreno, e outros dois em 2013, Petrônio Lopes e um outro a ser selecionado, também seguirão para o Canadá dentro do mesmo projeto.

O coordenador do projeto e professor do CIn, Stenio Fernandes, explica a importância deste intercâmbio. “Os alunos do CIn envolvidos diretamente no projeto terão a oportunidade de realizar um período de estágio de doutorado (doutorado sanduíche) numa universidade renomada no exterior, trabalhando num grupo de pesquisa bastante atuante internacionalmente. Além disso, a vinda dos alunos de doutorado do Canadá para Recife também permite a extensão desses benefícios, pois possibilita que nossos alunos observem formas diferentes de condução de pesquisa científica, indo além do contexto local”.

Com o objetivo de adaptar ou criar novas técnicas de mineração de dados e aprendizagem de máquina na solução de problemas de gerenciamento de redes, esta troca de experiências beneficiará as atividades dos dois grupos de pesquisa, que serão combinadas em um esforço único de desenvolvimento científico. “Meus trabalhos nas áreas de análise de tráfego na Internet serão beneficiados pela expertise do grupo do Prof. Stan Matwin. Por outro lado, o Prof. Matwin abrangerá seu escopo de pesquisa, introduzindo a área de redes de comunicação em seu portfolio de pesquisa”, explica Fernandes.