A ideia pensada por alunos do Centro de Informática (CIn) da UFPE para uma disciplina intitulada de “Projetão” resultou na criação da startup UBEE. O estudante do 7º período do curso de Ciências da Computação, André Ferraz , lidera a empresa que foi escolhida entre 100 em todo o mundo para participar do E-Bootcamp, evento mundial de startups que acontece entre os dias 10 e 15 de Abril, na Universidade de Standford, localizada no Vale do Silício.

O grupo criou um aplicativo móvel e uma plataforma na web para empresas de varejo a fim de conquistar e analisar a preferência dos consumidores. “Através do aplicativo para mobiles o usuário pode localizar produtos de forma eficiente, mesmo em locais fechados. Além disso, existe um programa de fidelidade virtual que utiliza conceitos de jogos para trazer diversão às compras e um melhor relacionamento com as lojas e marcas.”, diz André. Ele conta que o aplicativo tem uma capacidade de localização 30 vezes mais eficiente que o GPS comum dos celulares.

O gosto dos usuários também é estudado e arquivado através do aplicativo, “por exemplo, alguém que vai muito a lojas de sapatos. Localizamos a preferência desse consumidor e oferecemos a ele ofertas que tenham a ver com o seu perfil.”, conta o estudante. A nova tecnologia ainda não está à venda, mas segundo a previsão de André, em breve a comercialização do produto vai acontecer.

Segundo Cristiano Araújo, professor do CIn e orientador de André, “o evento é uma ótima oportunidade tanto para o CIn como para a UBEE de ganhar visibilidade através do contato com financiadores e empresas de peso”. Durante seis dias, os dois, André  e Cristiano, terão a oportunidade de participar de cursos, palestras e conversas com nomes de peso de empresas como Google, Sun Microsystems, TiVo.

Araújo conta que ter a UBEE num evento desse porte é um sinal do bom trabalho que Centro desenvolve com seus alunos. Ele pretende voltar do evento com novas parcerias para a universidade e com as ideias renovadas.

Visite o site oficial do evento: www.ebootcamp.org/
Visite a plataforma na web da UBEE: www.ubee.in